Seja em comércios físicos ou negócios online, saber como criar cupons de desconto é essencial para atrair e fidelizar clientes. Isso porque os consumidores gostam de ganhar benefícios em uma compra, principalmente quando representam uma economia de dinheiro.

Por isso, não é à toa que, nos últimos anos, as vendas dos empreendimentos de diversos segmentos só aumentaram com uso desse recurso. Segundo uma pesquisa realizada pela Cuponomia, em 2021, o lucro gerado por cupons ultrapassou R$ 10 bilhões, uma alta de 66,7% na comparação anual

Se você também quer alavancar suas vendas gerando cupons de desconto para seus clientes, descubra agora como criar e implementar uma estratégia de sucesso. 

O que é cupom de desconto?

Um cupom de desconto é um código promocional que as lojas oferecem para os clientes fazerem compras mais baratas. É um benefício que é fornecido com algumas condições, como um prazo de validade definido e um limite de uso. 

Essa tática de venda começou a ficar conhecida em 1887 depois de um lançamento da Coca-Cola. Naquela época e por um longo período, os cupons vinham impressos em jornais e revistas para o consumidor apresentá-los no momento da compra. 

Com o passar dos anos, a oferta de cupom ficou conhecida de diversas formas, como estratégia de cuponagem, ticket, voucher e vale. Mas além da nomenclatura, o diferencial é as inúmeras possibilidades conquistadas para quem vende e compra. 

Hoje, os tipos de cupons de desconto mais comuns dão:

  • Frete gratuito;
  • Brindes exclusivos; 
  • Descontos percentuais sobre o valor final da compra;
  • Descontos fixos para qualquer compra. 

Como funciona o cupom de desconto?

A divulgação de cupom de desconto permite que os comércios melhoram o desempenho das vendas e as ações de marketing de diversas formas, como: 

  • Ganhar o reconhecimento da marca;
  • Conquistar novos clientes e fidelizar quem já comprou;
  • Vender itens mais caros;
  • Incentivar a primeira e novas compras;
  • Usar como troca para influenciar o cliente fazer alguma ação, por exemplo um cadastro e responder uma pesquisa;
  • Bater meta de vendas; 
  • Recuperar carrinhos abandonados em e-commerces. 

Como oferecer cupom de desconto?

Depois que você entende os benefícios dos cupons para o seu negócio, o próximo passo é saber como oferecer os descontos. Abaixo, reunimos os melhores momentos para aplicar essa estratégia. 

1. Incentivar a primeira compra

O cupom de desconto para primeira compra é uma forma de chamar a atenção do consumidor, dar boas-vindas e fidelizar logo de cara. Na prática, ele funciona como um empurrão que falta, muitas vezes, para tomar a decisão entre o seu negócio e outro. 

2. Usar em datas comemorativas

Em datas sazonais, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, os clientes ficam mais decididos a comprar e buscam pelas melhores condições. Oferecer uma oportunidade diferenciada, nesse período, vai te ajudar a se destacar da concorrência. 

3. Impulsionar os lançamentos da sua marca

Se você quer gerar o interesse por algum item da sua empresa, principalmente se for uma novidade, os cupons de desconto são uma ferramenta de persuasão para incentivar o desejo pelas compras. 

4. Movimentar estoque parado 

O estoque parado pode prejudicar a saúde financeira do negócio, especialmente para quem trabalha com produtos perecíveis. Para resolver essa situação e outros problemas, disponibilize um código promocional para os produtos com pouca saída. 

5. Investir em programas de fidelidade 

Existem diversas estratégias que ajudam na fidelização do cliente, uma delas é justamente os descontos. Nesse caso, basta abusar da criatividade. Por exemplo, estimule a recompra enviando um cupom junto com a encomenda e presenteie o cliente aniversariante.   

6. Trocar por avaliação dos clientes 

Entre as diversas possibilidades de troca que os cupons oferecem, é possível usá-los para pedir avaliação dos clientes. Você pode entrar em contato depois da venda para solicitar essa ação em alguma das suas páginas. A chance de conseguir as respostas aumenta por conta da recompensa do desconto para próxima compra. 

Como criar cupons de desconto para o meu negócio? 

Você consegue criar cupons de desconto de forma automática na internet em diversos canais de comunicação. Alguma das possibilidades são:  

  • Plataformas de e-commerce: muitas delas já oferecem essa funcionalidade; 
  • Marketplaces: quem vende no IFood, Shopee ou Mercado Livre, por exemplo, também encontra o recurso disponível. 
  • Sites agregadores de cupons: Cuponomia e Cuponeria são algumas das plataformas que divulgam o voucher das lojas. 
  • Apontador +: os negócios que usam a versão paga da plataforma conseguem ofertar os cupons de desconto. 

Agora que você já sabe como criar cupons de desconto, aproveite nossas dicas para impulsionar suas vendas.

Descubra todas as vantagens de anunciar no Apontador Mais.