A Internet e os meios digitais possibilitam que qualquer marca promova seus produtos e conquiste o seu espaço no mercado. No entanto, quem conhece e aplica as melhores estratégias de marketing digital para e-commerce pode se destacar da concorrência e conseguir melhores resultados.

Para te ajudar a pensar sua estratégia, reunimos 7 das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.

7 estratégias essenciais de marketing digital para e-commerce

Em meio a uma infinidade de estratégias de marketing digital para e-commerce, separamos 7 das mais importantes, para que você possa analisar e implementar na sua loja virtual a fim de alavancar suas vendas e conseguir melhores resultados.

1.  Marketing de redes sociais

O marketing de redes sociais é uma forma de se aproximar de seus clientes e potenciais consumidores, expandindo a visibilidade da sua empresa, ao mesmo tempo em que se disponibiliza um canal de comunicação para que as pessoas possam interagir com a marca.

Manter uma frequência de postagens é uma forma de manter-se em evidência entre os que acompanham seus conteúdos. Além disso, sempre há a possibilidade de recorrer a campanhas pagas para aumentar ainda mais o seu alcance, com o Facebook Ads e o Google Adwords, por exemplo.

2. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca. Essa estratégia tem como principal objetivo garantir um bom posicionamento para uma página nos resultados orgânicos (gratuitos) de pesquisas na internet, ou seja, aparecer nas primeiras posições do Google, por exemplo.

Alguns dos fatores de grande relevância para uma estratégia de SEO para e-commerce são:

  • Organização da estrutura das páginas, voltada para facilitar a navegação dos consumidores;
  • Uso adequado de palavras-chave, de modo a aumentar as chances de aparecer nas páginas de busca;
  • Velocidade de carregamento das páginas, agilizando a navegação dentro do site;
  • Responsividade do site, garantindo que possa ser acessado tanto pelo computador quanto por smartphones ou qualquer outro dispositivo. 

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital para e-commerce ou qualquer outro tipo de negócio. Uma estratégia de Inbound Marketing em um blog, por exemplo, pode ser implementada para atrair o consumidor, disponibilizando conteúdos úteis, que ajudem a responder às suas dúvidas.

Além disso, ainda contribui para um melhor posicionamento da sua marca na busca orgânica, conferindo autoridade para a sua marca e gerando leads para suas campanhas de e-mail marketing.

4. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de se comunicar com seus clientes, divulgando produtos, novidades, ofertas e eventos. Ao construir uma base de e-mails, você terá em mãos os contatos de pessoas interessadas no que você tem a oferecer, o que configura uma ferramenta valiosa para sua empresa.

5. Remarketing

Outra ótima estratégia de marketing digital para e-commerce é o remarketing, também chamado de retargeting. Sabe aquela pessoa que entrou no seu site, visualizou algum de seus produtos, mas acabou não realizando a compra?

A estratégia de retargeting consiste em mostrar anúncios desse produto em outros sites e redes sociais, fazendo com que o usuário lembre do item pelo qual havia se interessado, aumentando as chances de que retorne e efetue a compra.

6. Seja Mobile Friendly

O mundo é cada vez mais mobile. A pesquisa Global Mobile Market Report, realizada pela Newzoo, constatou que, em 2019, a América latina atingiu a marca de 288 milhões de usuários de smartphones. No ranking mundial, o Brasil ocupa a quarta posição, com 96,86 milhões de usuários.

Por conta disso, adaptar seu site e seus conteúdos para esta plataforma é uma maneira de se aproximar de seus clientes, garantindo qualidade de acesso e atendimento no ambiente escolhido por eles, um dos principais pontos de uma estratégia omnichannel.

7. Seja Omnichannel

Omnichannel é um modelo de atendimento unificado, que tem como foco a experiência do cliente. O objetivo é integrar diferentes canais, sejam online ou offline, de modo a oferecer um melhor atendimento e uma experiência de compra mais completa.

Dessa forma, os consumidores têm a liberdade de escolher o canal que lhes seja mais conveniente, podendo contar com a mesma qualidade de atendimento.

Use as estratégias de marketing digital para e-commerce e faça sua empresa crescer

As estratégias de marketing digital para e-commerce, quando bem utilizadas, são capazes de gerar visibilidade e aumentar o alcance das empresas, aumentando suas vendas e contribuindo para o sucesso do negócio.

No entanto, você deve saber que, por trás de todo esse sucesso, é necessário que haja uma operação eficiente, capaz de dar conta dessa demanda para manter a qualidade do serviço e a satisfação do consumidor.