A Declaração Anual do Simples Nacional do MEI ou, simplesmente, a DASN SIMEI, é uma declaração de renda anual que todos os microempreendedores Individuais são obrigados a fazer.
Na regra atual, ela deve ser entregue entre 2 de janeiro e 31 de maio de cada ano. Deixou o prazo passar ou não faz nem ideia por onde começar? Calma, a seguir, vamos explicar direitinho e de um jeito fácil de entender como faz para regularizar seu CNPJ com a declaração anual do MEI.
O que informar na declaração anual do MEI?
Para ficar em dia com a Receita Federal, você precisa declarar sua receita bruta anual, recebida no ano anterior. Isso significa tudo o que foi registrado como venda de mercadoria ou prestação de serviço. Além disso, deve ser informado se tem ou não funcionário.
Todos os valores são somados automaticamente pelo sistema.
Passo a passo de como fazer a declaração anual do MEI
Para enviar sua declaração, basta acessar o Portal do Empreendedor, site oficial do governo. Abaixo, confira o passo a passo:
Passo 1: Acesse o site da declaração
Selecione “Enviar declaração” e informe o número do seu CNPJ.
Passo 2: Preencha as informações solicitadas na tela
Selecione o ano que vai declarar e clique em “Continuar”. Depois, informe os dados pedidos e selecione “sim” ou “não” para “possuiu empregado durante o período abrangido pela declaração”.
Pronto, só finalizar sua declaração MEI.
Perdi o prazo, como fazer a declaração anual MEI atrasada?
Se já passou o dia 31 de maio, é só seguir o mesmo passo a passo acima. A diferença é a necessidade do pagamento da multa, que custa, no mínimo, R$ 50.
O que pode acontecer caso não faça a declaração do MEI?
O DASN-SIMEI é obrigatório e deve ser entregue, mesmo que não tenha tido faturamento. Caso não faça, algumas consequências são:
- Pagamento de multa: é no mínimo R$ 50, ou 2% ao mês-calendário ou fração;
- Não consegue emitir a guia de pagamento mensal do MEI, o DAS-MEI;
- Possível bloqueio dos seus benefícios previdenciários.
Faça a declaração anual do seu MEI e fuja das dores de cabeça
E aí, aprendeu como fazer a DASN SIMEI? Ficar em dia com suas obrigações fiscais permite que fique em conformidade com a Receita Federal, mantém a regularidade do seu negócio e garante mais benefícios para você.