Ter um WhatsApp comercial, também conhecido como WhatsApp Business, já virou requisito nas ações de marketing digital das empresas de todos os portes e segmentos, considerando que as facilidades e os recursos personalizados facilitam as interações com os consumidores.
Apesar de todas as vantagens do aplicativo, usá-lo de forma isolada não é nada estratégico para quem deseja ampliar a base de contatos, fechar novas vendas, melhorar a comunicação, entre outras possibilidades e oportunidades.
Qual o problema de usar apenas a conta comercial do WhatsApp?
Além do WhatsApp, o seu público-alvo, provavelmente, usa o Google, tem o costume de entrar no Instagram ou outra rede social e não deixa de acompanhar o e-mail, por exemplo.
O que isso significa? Se você estiver restringindo suas estratégias no WhatsApp, está perdendo chances de se comunicar e atrair a atenção dos seus atuais e potenciais clientes em vários outros canais acessados ao longo do dia.
Também é importante diversificar as formas de contato para não correr alguns riscos para eficiência das suas ações, como:
- Aumentar as chances das suas mensagens ficarem perdidas em meio a tantas outras;
- Sofrer com as instabilidades do WhatsApp;
- Deixar de explorar mais oportunidades de venda com os recursos disponíveis em outras ferramentas de marketing;
- Ficar com uma operação ultrapassada, sem inovações e integrações com novas soluções.
Como ir além do WhatsApp comercial?
Para alcançar resultados ainda melhores, você pode investir em outras ferramentas além do WhatsApp para empresas. A seguir, reunimos algumas soluções que se destacam entre os consumidores para você analisar o que têm mais aderência com sua audiência.
1. Telegram
Lançado em 2013, o Telegram ficou popular no Brasil em 2015, quando o WhatsApp foi bloqueado pela justiça. Na época, o aplicativo de mensagem instantânea ganhou mais de um milhão de usuários brasileiros em poucas horas. Hoje, ele está instalado em 60% dos smartphones do país, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time feita pela Opinion Box em 2022.
Um dos diferenciais dessa ferramenta são os canais – grupos temáticos, com capacidade ilimitada de participantes, onde é possível que um ou mais administradores compartilhem conteúdos.
2. Facebook Messenger
O Facebook Messenger está instalado em 71% dos smartphones brasileiros, segundo a mesma pesquisa da Opinion Box, citada anteriormente. A maioria dos usuários, 54% deles, usam o aplicativo para se comunicar com as empresas com a finalidade de tirar dúvidas ou pedir informações.
3. Instagram Direct
O Direct é a ferramenta do Instagram que permite que os usuários enviem mensagens privadas para os seus contatos. Ainda segundo a Opinion Box, ele está instalado em 82% dos smartphones do Brasil, sendo que 59% dos usuários se comunicam com marcas.
4. E-mail marketing
Depois dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas, o e-mail marketing é uma ferramenta que permite uma comunicação mais segmentada e estratégica para fidelizar os clientes com envio de e-mails que são capazes de favorecer as vendas e estreitar o relacionamento, por exemplo o compartilhamento de um cupom de desconto exclusivo.
De acordo com um levantamento da Statisa, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países que mais enviam e-mails. A boa notícia é que, nos últimos anos, 77% das empresas, ao redor do mundo, afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes por esse canal. Esse dado é de uma pesquisa da HubSpot.
5. Aplicativos colaborativos
Mais da metade dos consumidores – 52,5% consideram as avaliações e comentários de um produto determinantes para a sua decisão de compra, segundo uma pesquisa da Lett.
Esse dado é só uma amostra da importância de marcar presença em algum aplicativo colaborativo, para permitir que os usuários compartilhem suas experiências.
Um exemplo de ferramenta colaborativa que aproxima consumidores e empresas é o Apontador Mais. Com mais de 12 milhões de visitas por mês, a plataforma mostra informações sobre os estabelecimentos, além de avaliações e comentários dos clientes, entre outras soluções exclusivas.
Diversifique seus canais e aproveite novas oportunidades
O investimento em novos canais de comunicação, além do WhatsApp comercial, traz inúmeros benefícios para as empresas, sendo uma forma de expandir o alcance da marca e conquistar mais diferenciais em relação aos concorrentes.
Por isso, não deixe de experimentar novas soluções para entender o que faz sentido para o seu negócio.