Por que não depender só do WhatsApp comercial?

Uma mão segurando um smartphone que está mostrando o símbolo do WhatsApp.

Ter um WhatsApp comercial, também conhecido como WhatsApp Business, já virou requisito nas ações de marketing digital das empresas de todos os portes e segmentos, considerando que as facilidades e os recursos personalizados facilitam as interações com os consumidores.

Apesar de todas as vantagens do aplicativo, usá-lo de forma isolada não é nada estratégico para quem deseja ampliar a base de contatos, fechar novas vendas, melhorar a comunicação, entre outras possibilidades e oportunidades.

Qual o problema de usar apenas a conta comercial do WhatsApp? 

Além do WhatsApp, o seu público-alvo, provavelmente, usa o Google, tem o costume de entrar no Instagram ou outra rede social e não deixa de acompanhar o e-mail, por exemplo. 

O que isso significa? Se você estiver restringindo suas estratégias no WhatsApp, está perdendo chances de se comunicar e atrair a atenção dos seus atuais e potenciais clientes em vários outros canais acessados ao longo do dia. 

Também é importante diversificar as formas de contato para não correr alguns riscos para eficiência das suas ações, como:  

  • Aumentar as chances das suas mensagens ficarem perdidas em meio a tantas outras;
  • Sofrer com as instabilidades do WhatsApp;
  • Deixar de explorar mais oportunidades de venda com os recursos disponíveis em outras ferramentas de marketing; 
  • Ficar com uma operação ultrapassada, sem inovações e integrações com novas soluções. 

Como ir além do WhatsApp comercial? 

Para alcançar resultados ainda melhores, você pode investir em outras ferramentas além do WhatsApp para empresas. A seguir, reunimos algumas soluções que se destacam entre os consumidores para você analisar o que têm mais aderência com sua audiência.

1. Telegram

Lançado em 2013, o Telegram ficou popular no Brasil em 2015, quando o WhatsApp foi bloqueado pela justiça. Na época, o aplicativo de mensagem instantânea ganhou mais de um milhão de usuários brasileiros em poucas horas. Hoje, ele está instalado em 60% dos smartphones do país, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time feita pela Opinion Box em 2022.

Um dos diferenciais dessa ferramenta são os canais – grupos temáticos, com capacidade ilimitada de participantes, onde é possível que um ou mais administradores compartilhem conteúdos. 

2. Facebook Messenger 

O Facebook Messenger está instalado em 71% dos smartphones brasileiros, segundo a mesma pesquisa da Opinion Box, citada anteriormente. A maioria dos usuários, 54% deles, usam o aplicativo para se comunicar com as empresas com a finalidade de tirar dúvidas ou pedir informações. 

3. Instagram Direct

O Direct é a ferramenta do Instagram que permite que os usuários enviem mensagens privadas para os seus contatos. Ainda segundo a Opinion Box, ele está instalado em 82% dos smartphones do Brasil, sendo que 59% dos usuários se comunicam com marcas. 

4. E-mail marketing

Depois dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas, o e-mail marketing é uma ferramenta que permite uma comunicação mais segmentada e estratégica para fidelizar os clientes com envio de e-mails que são capazes de favorecer as vendas e estreitar o relacionamento, por exemplo o compartilhamento de um cupom de desconto exclusivo.

De acordo com um levantamento da Statisa, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países que mais enviam e-mails. A boa notícia é que, nos últimos anos, 77% das empresas, ao redor do mundo, afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes por esse canal. Esse dado é de uma pesquisa da HubSpot.  

5. Aplicativos colaborativos 

Mais da metade dos consumidores – 52,5% consideram as avaliações e comentários de um produto determinantes para a sua decisão de compra, segundo uma pesquisa da Lett. 

Esse dado é só uma amostra da importância de marcar presença em algum aplicativo colaborativo, para permitir que os usuários compartilhem suas experiências. 

Um exemplo de ferramenta colaborativa que aproxima consumidores e empresas é o Apontador Mais. Com mais de 12 milhões de visitas por mês, a plataforma mostra informações sobre os estabelecimentos, além de avaliações e comentários dos clientes, entre outras soluções exclusivas. 

Diversifique seus canais e aproveite novas oportunidades

O investimento em novos canais de comunicação, além do WhatsApp comercial, traz inúmeros benefícios para as empresas, sendo uma forma de expandir o alcance da marca e conquistar mais diferenciais em relação aos concorrentes. 

Por isso, não deixe de experimentar novas soluções para entender o que faz sentido para o seu negócio. 

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