O que já te contaram sobre como vender pelo WhatsApp? Além de ser um canal de relacionamento e uma forma simples de automatizar um atendimento, o aplicativo oferece muitos outros benefícios para quem compra e comercializa produtos ou serviços, sejam eles no ambiente digital ou físico.
Antes de qualquer conversa sobre as facilidades, vale destacar a popularidade. Hoje, o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de contas no WhatsApp – são mais de 120 milhões de usuários, segundo o relatório da Statista.
Para você conseguir aproveitar todo esse sucesso de forma estratégica, a seguir, explicamos como vender pelo WhatsApp com dicas práticas.
Por que vale a pena vender pelo WhatsApp?
Para não sobrar nenhuma dúvida sobre as vendas pelo WhatsApp, separamos mais alguns números sobre a relevância dessa rede social, segundo dados sobre o comportamento dos usuários, divulgados pela Opinion Box.
- 35% dos usuários de WhatsApp deixam o aplicativo aberto o dia todo;
- 80% dos brasileiros se comunicam com empresas através do WhatsApp;
- 56% usam para comprar algum produto ou contratar serviço pela plataforma.
7 Dicas sobre como vender pelo WhatsApp
Para você aproveitar tudo que o WhatsApp pode oferecer, separamos as melhores práticas abaixo.
1. Crie uma conta comercial
Você consegue criar uma conta comercial pelo WhatsApp Business. O diferencial é as funcionalidades especiais para os negócios, como mensagens automáticas, verificação de métricas e etiquetas para organizar os fluxos de atendimento.
Importante: o ideal é separar sua conta pessoal da empresa por motivos de segurança e para aproveitar melhor seus momentos de lazer.
2. Divulgue seu WhatsApp comercial
Para ampliar seus contatos, divulgue o WhatsApp do seu negócio em todos os canais de comunicação usados pela sua marca. Por exemplo, se vende pelo Instagram, basta inserir o link do seu número na descrição do perfil.
Lembre-se: não envie mensagens para contatos que não autorizaram. Isso, além de ser invasivo, não é permitido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
3. Configure as mensagens automáticas
As mensagens automáticas não excluem o atendimento personalizado, mas são uma ferramenta para agilizar as conversas. Por exemplo, você pode configurar uma mensagem de saudação avisando em quanto tempo aproximadamente o atendimento será realizado.
Ou quem sabe uma mensagem informando sobre sua ausência, caso receba um envio fora do seu horário de funcionamento. Nesse caso, basta configurar no seu perfil.
4. Utilize as listas de transmissão
As listas de transmissão são uma alternativa aos grupos, com a vantagem de deixar a comunicação individualizada e mais profissional. No dia a dia, elas acabam sendo um recurso para anunciar produtos, promoções e, até mesmo, dicas valiosas e relacionadas à sua área de atuação.
A vantagem é que você também consegue criar listas segmentadas de acordo com os fluxos do seu atendimento ou perfil dos clientes: consumidores interessados, mas que nunca realizaram uma compra; clientes que estão sumidos e assim por diante.
Não se esqueça: dê a opção de saída das listas, assim evita perder um contato, definitivamente, por causa de um possível bloqueio.
5. Crie catálogos de produtos
Com essa ferramenta, os clientes conseguem visualizar as fotos, descrições e preços dos produtos direto pelo aplicativo. Você ainda pode adicionar um link, caso tenha o produto em outra página.
Como deve ter percebido, o catálogo do WhatsApp oferece mais possibilidades, principalmente para quem não tem um site próprio de vendas.
6. Use o status do WhatsApp
Mesma funcionalidade que você já tem no seu WhatsApp convencional e em outras redes sociais, como Instagram, o status também pode ser aproveitado para divulgar as ofertas, lançamento de produtos, entre outros.
Vale a pena usar para variar ainda mais a comunicação e com a vantagem que não precisa se preocupar com a frequência de uso, como acontece com as mensagens diretas. Também é útil para criar urgência no público com promoções relâmpagos.
👉Saiba: Como fazer uma promoção de vendas chamativa
7. Faça um planejamento de comunicação
Para manter os clientes engajados e não se tornar inconveniente, procure planejar os tipos de conteúdo e a frequência de envio. Um calendário feito no papel ou numa planilha pode ser um bom aliado na sua organização.
Com ele, você evita o envio de mensagens repetidas, e também consegue ter um olhar mais estratégico para aplicar novas ideias.
Explore os recursos do WhatsApp e melhore suas estratégias de venda
Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp, aproveite todas as ferramentas à sua disposição para melhorar suas abordagens, manter uma conexão maior com os clientes, aumentar sua produtividade e ter mais possibilidades para mensurar o desempenho de todo o trabalho.