Como fazer uma promoção de vendas chamativa?

Duas jovens animadas apontando para a vitrine de uma loja.

Umas das práticas de marketing mais antigas do comércio são as estratégias para criar alguma promoção de vendas. E a explicação para isso é simples: elas trazem benefícios para quem compra e para quem vende.  

Desde que começaram a ficar conhecidas entre a década de 1970 e 1980, as ações promocionais ficam cada vez mais criativas e atrativas. O resultado disso é o aumento de vendas e clientes fidelizados. Hoje, 97% dos brasileiros gostam de participar de promoções, segundo uma pesquisa feita pela MKT House em parceria com o Portal Promo.

Quer aproveitar esse comportamento de consumo e descobrir como planejar as melhores ofertas de desconto? A seguir, listamos os tipos de promoções de venda que mais atraem clientes. 

O que é promoção de vendas? 

A promoção de vendas é definida como uma estratégia de marketing usada para melhorar a oferta dos produtos e/ou serviços, principalmente em um curto período de tempo. Elas são usadas para incentivar compras e atrair clientes em potencial. 

Com isso, é possível estreitar o relacionamento com os clientes e alcançar diversos benefícios para a saúde financeira e crescimento da empresa, como: 

  • Conquistar e fidelizar clientes;
  • Facilitar o processo de decisão de compra; 
  • Movimentar estoque parado;
  • Vender itens mais caros; 
  • Ganhar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar a vantagem competitiva. 

Como planejar a estratégia da promoção de vendas? 

Antes de escolher ações promocionais criativas, é importante criar um planejamento prévio para entender os objetivos e metas esperados, além de fazer uma análise dos investimentos necessários. 

Para isso, alguns pontos de atenção são: 

Defina os objetivos da promoção

As promoções podem ser feitas em qualquer época do ano, além das datas comemorativas, mas para melhorar o retorno, procure avaliar o melhor momento para você e seus clientes. 

Uma forma de fazer isso é identificando as preferências do público-alvo e as metas pretendidas, seja uma liberação de estoque ou a necessidade de atrair novos clientes. 

Estabeleça as regras 

Em geral, uma promoção de vendas precisa ter um começo e fim. Sendo assim, uma das primeiras preocupações é definir um prazo de vigência da oferta. Além disso, outras condições vão depender do tipo de campanha feita. Quanto mais complexa a ideia, maior o nível de definição dos detalhes. 

Invista na divulgação

Os esforços de divulgação também vão determinar o sucesso das estratégias. No ambiente digital, procure divulgar em suas páginas de relacionamento com o cliente e em canais de grande audiência, como buscadores locais. 

Já em vendas físicas, invista em peças de comunicação que chamem atenção dos clientes, como banners, adesivos e folders. 

8 exemplos de promoção de vendas 

Para te ajudar a se inspirar em ideias de promoção que realmente são uma recompensa concreta para seus atuais e potenciais clientes, reunimos, abaixo, as estratégias de venda mais usadas no comércio em geral. 

1. Pague 1 e leve 2

Economizar dinheiro e poder ganhar um presente ao mesmo tempo é uma combinação perfeita para quem compra. Por isso, essa promoção de venda e suas variações, como “Pague 2 e leve 3” e “Compre 2 e ganhe 1”, dão retorno financeiro e aumento no volume de vendas, sendo mais lucrativo do que a oferta de itens únicos. 

2. Período de teste ou demonstração grátis

Os testes gratuitos são uma estratégia, tanto para quem vende produtos quanto serviços. Por exemplo, um restaurante pode oferecer degustações. Já uma loja pode enviar para o cliente ou expor no balcão de pagamento algumas amostras grátis. 

3. Promoção relâmpago

As vendas relâmpago ativam o senso de urgência dos consumidores e estimulam as compras por impulso. Geralmente, é uma campanha promocional com descontos que duram uma semana ou ao longo de um mês, como a Black Friday. 

4. Desafios para o cliente 

Os desafios exigem uma interação dos consumidores com a marca para realizar ações específicas, normalmente são aplicados nas redes sociais. Exemplo: a empresa pede que os seguidores compartilhem a campanha promocional em seus próprios perfis para participar de uma competição. 

5. Descontos por indicação, únicos e progressivos

Para baratear uma compra, existem diversas formas de ofertar um desconto. Com os de indicação, significa que os clientes vão ter que recomendar seus produtos para outras pessoas. Já os únicos são aplicados individualmente sobre alguma compra. Por fim, os progressivos aumentam conforme a quantidade de itens escolhida.  

6. Vendas recorrentes

Também conhecido como clube de assinatura, a recorrência de vendas, além de representar uma promoção, é uma forma de investir em um modelo de negócio diferenciado. Na prática, os clientes acessam as soluções oferecidas com um desconto por um tempo pré-determinado.

7. Desconto por forma de pagamento 

Outra prática de desconto que merece destaque é o incentivo para compras realizadas com um método de pagamento específico. Por exemplo, se quiser que os clientes paguem somente com Pix, faça uma ação promocional para promovê-lo. 

8. Cupons de desconto 

Os cupons de desconto são estratégicos para realizar ações promocionais segmentadas. Entre as ideias, ofertar um para incentivar os clientes novos, fazer parcerias com sites de divulgação e usá-los como vale-presentes. Ideias é que não faltam para criação e divulgação. 

Invista em uma promoção de vendas para encantar seus clientes e melhorar o desempenho do seu negócio.

Descubra todas as vantagens de anunciar no Apontador Mais

Aproveite e leia também

Uma jovem segurando o celular animada, enquanto faz uma compra com cupom de desconto.
Vendas e marketing

Como criar cupons de desconto para seus clientes?

Uma jovem feliz segurando um caixa de papelão.
Vendas e marketing

7 dicas práticas para fidelizar clientes no seu negócio

Uma mulher segurando um celular para exemplificar um dos gatilhos mentais mais usados, prova social.
Vendas e marketing

Gatilhos mentais: o que são e como usá-los para gerar vendas?

Dois jovens usando o celular para exemplificar uma avaliação de clientes.
Vendas e marketing

Avaliação de clientes: descubra como pedir e incentivar