Umas das práticas de marketing mais antigas do comércio são as estratégias para criar alguma promoção de vendas. E a explicação para isso é simples: elas trazem benefícios para quem compra e para quem vende.  

Desde que começaram a ficar conhecidas entre a década de 1970 e 1980, as ações promocionais ficam cada vez mais criativas e atrativas. O resultado disso é o aumento de vendas e clientes fidelizados. Hoje, 97% dos brasileiros gostam de participar de promoções, segundo uma pesquisa feita pela MKT House em parceria com o Portal Promo.

Quer aproveitar esse comportamento de consumo e descobrir como planejar as melhores ofertas de desconto? A seguir, listamos os tipos de promoções de venda que mais atraem clientes. 

O que é promoção de vendas? 

A promoção de vendas é definida como uma estratégia de marketing usada para melhorar a oferta dos produtos e/ou serviços, principalmente em um curto período de tempo. 

Elas são usadas para incentivar compras e manter os clientes engajados. Em todos os casos, o ideal é criar um senso de urgência nos consumidores.

Por que fazer uma promoção de vendas?

As promoções de vendas estreitam o relacionamento com os clientes e alcançar diversos benefícios para a saúde financeira e crescimento da empresa, como: 

  • Conquistar e fidelizar clientes;
  • Facilitar o processo de decisão de compra; 
  • Movimentar estoque parado;
  • Vender itens mais caros; 
  • Incentivar a recompra;
  • Lançamento de novidades;
  • Ganhar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar a vantagem competitiva.

Quando fazer uma promoção de vendas?

Uma promoção de vendas precisa ser feita em momentos estratégicos, pensando tanto nas margens de lucro e o impacto nas finanças da empresa quanto na receptividade da sua clientela. 

Em relação aos clientes, é fundamental que eles percebam que é uma oportunidade verdadeira e única. Caso contrário, eles podem se sentir lesados e começar a reclamar da sua marca por propaganda enganosa.

Mas, afinal, quando vale a pena fazer uma promoção? Veja algumas situações comuns:

  • Em datas comemorativas que fazem sentido para seu negócio; 
  • Quando tem acúmulo de estoque
  • Em casos de períodos de baixa temporada;
  • Se você está enfrentando uma concorrência acirrada
Duas mulheres asiáticas empolgadas com promoção de vendas na loja online

Como planejar a estratégia da promoção de vendas? 

Antes de escolher ações promocionais criativas, é importante criar um planejamento prévio para entender os objetivos e metas esperados, além de fazer uma análise dos investimentos necessários. 

Para isso, alguns pontos de atenção são:

Defina os objetivos da promoção

As promoções podem ser feitas em qualquer época do ano, além das datas comemorativas, mas para melhorar o retorno, procure avaliar o melhor momento para você e seus clientes. 

Uma forma de fazer isso é identificando as preferências do público-alvo e as metas pretendidas, seja uma liberação de estoque ou a necessidade de atrair novos clientes. 

Estabeleça as regras 

Em geral, uma promoção de vendas precisa ter um começo e fim. Sendo assim, uma das primeiras preocupações é definir um prazo de vigência da oferta. Além disso, outras condições vão depender do tipo de campanha feita. Quanto mais complexa a ideia, maior o nível de definição dos detalhes. 

Invista na divulgação

Os esforços de divulgação também vão determinar o sucesso das estratégias. No ambiente digital, procure divulgar em suas páginas de relacionamento com o cliente e em canais de grande audiência, como buscadores locais. 

Já em vendas físicas, invista em peças de comunicação que chamem atenção dos clientes, como banners, adesivos e folders. 

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10 Ideias de promoção de vendas 

Para te ajudar a se inspirar em ideias de promoção que realmente são uma recompensa concreta para seus atuais e potenciais clientes, reunimos, abaixo, as estratégias de venda mais usadas no comércio em geral.

1. Pague 1 e leve 2

Economizar dinheiro e poder ganhar um presente ao mesmo tempo é uma combinação perfeita para quem compra. Por isso, essa promoção de venda e suas variações, como “Pague 2 e leve 3” e “Compre 2 e ganhe 1”, dão retorno financeiro e aumento no volume de vendas, sendo mais lucrativo do que a oferta de itens únicos. 

2. Período de teste ou demonstração grátis

Os testes gratuitos são uma estratégia, tanto para quem vende produtos quanto serviços. Por exemplo, um restaurante pode oferecer degustações. Já uma loja pode enviar para o cliente ou expor no balcão de pagamento algumas amostras grátis. 

3. Promoção relâmpago

As vendas relâmpago ativam o senso de urgência dos consumidores e estimulam as compras por impulso. Geralmente, é uma campanha promocional com descontos que duram uma semana ou ao longo de um mês, como a Black Friday. 

4. Desafios para o cliente 

Os desafios exigem uma interação dos consumidores com a marca para realizar ações específicas, normalmente são aplicados nas redes sociais. Exemplo: a empresa pede que os seguidores compartilhem a campanha promocional em seus próprios perfis para participar de uma competição. 

5. Descontos por indicação, únicos e progressivos

Para baratear uma compra, existem diversas formas de ofertar um desconto. Com os de indicação, significa que os clientes vão ter que recomendar seus produtos para outras pessoas. Já os únicos são aplicados individualmente sobre alguma compra. Por fim, os progressivos aumentam conforme a quantidade de itens escolhida.  

6. Vendas recorrentes

Também conhecido como clube de assinatura, a recorrência de vendas, além de representar uma promoção, é uma forma de investir em um modelo de negócio diferenciado. Na prática, os clientes acessam as soluções oferecidas com um desconto por um tempo pré-determinado.

7. Desconto por forma de pagamento 

Outra prática de desconto que merece destaque é o incentivo para compras realizadas com um método de pagamento específico. Por exemplo, se quiser que os clientes paguem somente com Pix, faça uma ação promocional para promovê-lo. 

8. Cupons de desconto 

Os cupons de desconto são estratégicos para realizar ações promocionais segmentadas. Entre as ideias, ofertar um para incentivar os clientes novos, fazer parcerias com sites de divulgação e usá-los como vale-presentes. Ideias é que não faltam para criação e divulgação. 

Invista em uma promoção de vendas para encantar seus clientes e melhorar o desempenho do seu negócio. 

9. Sorteios e competições

Os sorteios podem ser realizados de diversas formas. Se for em pontos de venda físico, uma ideia é convidar os clientes para comprar produtos específicos e qualificá-los num sorteio. Já no meio online, você pode pedir o engajamento em alguma publicação e, depois, recompensar quem mais se envolveu. 

10. Frete grátis

O frete grátis é um fator decisivo de compra para a maioria. Então, se o seu comércio realiza algum tipo de entrega, procure explorar esse tipo de promoção, que pode ser aplicado de diversas formas, como para valores mínimos de compra ou produtos selecionados.

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As promoções de vendas são uma ferramenta valiosa para impulsionar o crescimento e o sucesso do seu negócio. Para tudo sair como esperado, fique de olho nas suas métricas de desempenho e ajuste sua estratégia conforme necessário.

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