Como criar cupons de desconto para seus clientes?

Uma jovem segurando o celular animada, enquanto faz uma compra com cupom de desconto.

Seja em comércios físicos ou negócios online, saber como criar cupons de desconto é essencial para atrair e fidelizar clientes. Isso porque os consumidores gostam de ganhar benefícios em uma compra, principalmente quando representam uma economia de dinheiro.

Por isso, não é à toa que, nos últimos anos, as vendas dos empreendimentos de diversos segmentos só aumentaram com uso desse recurso. Segundo uma pesquisa realizada pela Cuponomia, em 2021, o lucro gerado por cupons ultrapassou R$ 10 bilhões, uma alta de 66,7% na comparação anual

Se você também quer alavancar suas vendas gerando cupons de desconto para seus clientes, descubra agora como criar e implementar uma estratégia de sucesso. 

O que é cupom de desconto?

Um cupom de desconto é um código promocional que as lojas oferecem para os clientes fazerem compras mais baratas. É um benefício que é fornecido com algumas condições, como um prazo de validade definido e um limite de uso. 

Essa tática de venda começou a ficar conhecida em 1887 depois de um lançamento da Coca-Cola. Naquela época e por um longo período, os cupons vinham impressos em jornais e revistas para o consumidor apresentá-los no momento da compra. 

Com o passar dos anos, a oferta de cupom ficou conhecida de diversas formas, como estratégia de cuponagem, ticket, voucher e vale. Mas além da nomenclatura, o diferencial é as inúmeras possibilidades conquistadas para quem vende e compra. 

Hoje, os tipos de cupons de desconto mais comuns dão:

  • Frete gratuito;
  • Brindes exclusivos; 
  • Descontos percentuais sobre o valor final da compra;
  • Descontos fixos para qualquer compra. 

Como funciona o cupom de desconto?

A divulgação de cupom de desconto permite que os comércios melhoram o desempenho das vendas e as ações de marketing de diversas formas, como: 

  • Ganhar o reconhecimento da marca;
  • Conquistar novos clientes e fidelizar quem já comprou;
  • Vender itens mais caros;
  • Incentivar a primeira e novas compras;
  • Usar como troca para influenciar o cliente fazer alguma ação, por exemplo um cadastro e responder uma pesquisa;
  • Bater meta de vendas; 
  • Recuperar carrinhos abandonados em e-commerces. 

Como oferecer cupom de desconto?

Depois que você entende os benefícios dos cupons para o seu negócio, o próximo passo é saber como oferecer os descontos. Abaixo, reunimos os melhores momentos para aplicar essa estratégia. 

1. Incentivar a primeira compra

O cupom de desconto para primeira compra é uma forma de chamar a atenção do consumidor, dar boas-vindas e fidelizar logo de cara. Na prática, ele funciona como um empurrão que falta, muitas vezes, para tomar a decisão entre o seu negócio e outro. 

2. Usar em datas comemorativas

Em datas sazonais, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, os clientes ficam mais decididos a comprar e buscam pelas melhores condições. Oferecer uma oportunidade diferenciada, nesse período, vai te ajudar a se destacar da concorrência. 

3. Impulsionar os lançamentos da sua marca

Se você quer gerar o interesse por algum item da sua empresa, principalmente se for uma novidade, os cupons de desconto são uma ferramenta de persuasão para incentivar o desejo pelas compras. 

4. Movimentar estoque parado 

O estoque parado pode prejudicar a saúde financeira do negócio, especialmente para quem trabalha com produtos perecíveis. Para resolver essa situação e outros problemas, disponibilize um código promocional para os produtos com pouca saída. 

5. Investir em programas de fidelidade 

Existem diversas estratégias que ajudam na fidelização do cliente, uma delas é justamente os descontos. Nesse caso, basta abusar da criatividade. Por exemplo, estimule a recompra enviando um cupom junto com a encomenda e presenteie o cliente aniversariante.   

6. Trocar por avaliação dos clientes 

Entre as diversas possibilidades de troca que os cupons oferecem, é possível usá-los para pedir avaliação dos clientes. Você pode entrar em contato depois da venda para solicitar essa ação em alguma das suas páginas. A chance de conseguir as respostas aumenta por conta da recompensa do desconto para próxima compra. 

Como criar cupons de desconto para o meu negócio? 

Você consegue criar cupons de desconto de forma automática na internet em diversos canais de comunicação. Alguma das possibilidades são:  

  • Plataformas de e-commerce: muitas delas já oferecem essa funcionalidade; 
  • Marketplaces: quem vende no IFood, Shopee ou Mercado Livre, por exemplo, também encontra o recurso disponível. 
  • Sites agregadores de cupons: Cuponomia e Cuponeria são algumas das plataformas que divulgam o voucher das lojas. 
  • Apontador +: os negócios que usam a versão paga da plataforma conseguem ofertar os cupons de desconto. 

Agora que você já sabe como criar cupons de desconto, aproveite nossas dicas para impulsionar suas vendas.

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