Saber como oferecer frete grátis é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para a sua loja. Segundo uma pesquisa realizada pela BigCommerce, mais de 80% dos consumidores afirmam que o frete grátis é um fator decisivo na hora de realizar uma compra online

Ou seja, não tem como negar que é fundamental saber como vender com frete grátis para conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas.

Mas, afinal, o que muda com o frete grátis?

Além de ser um fator decisivo na hora da compra, o frete grátis pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a satisfação com a sua marca. Isso pode levar a um aumento na fidelização e no boca a boca positivo.

Outro benefício de oferecer frete grátis é a possibilidade de aumentar o ticket médio da sua loja. Por exemplo, ao estabelecer um valor mínimo de compra para ser elegível, você incentiva os clientes a adicionar mais itens ao carrinho para atingir o valor proposto.

5 Dicas de como vender com frete grátis

Para vender com frete grátis, você precisa definir uma estratégia que faça sentido para o seu negócio. Existem diversas abordagens que podem ser utilizadas, veja, a seguir, algumas delas. 

1. Estabelecer um valor mínimo de compra

Oferecer frete grátis para todas as compras pode representar um prejuízo, especialmente se você está começando ou tem margens de lucro baixas. 

Nesse caso, uma alternativa é definir um valor mínimo de compra para que o frete grátis seja aplicado. Isso incentiva os clientes a comprarem mais produtos e ajuda a cobrir os custos.

2. Limite a oferta a produtos selecionados

Outra forma de oferecer o benefício para o cliente sem prejudicar o seu negócio é limitar a oferta a produtos selecionados ou a determinadas categorias. 

Dessa forma, você consegue escolher os produtos com margens de lucro mais altas e incentiva os consumidores a comprarem mais desses itens.

3. Ofereça apenas para algumas regiões

Outra opção é limitar a oferta de frete grátis a determinadas regiões ou Estados. Isso pode ajudar a reduzir os custos para locais mais distantes e incentivar os clientes a comprarem mais produtos em áreas onde o frete é mais caro.

4. Invista nas parcerias com transportadoras e correios

Procurar firmar parcerias com transportadoras e Correios pode ser uma forma de reduzir os custos sem afetar o seu lucro. Certifique-se de pesquisar e negociar com diversas empresas para obter os melhores preços e condições para o seu negócio.

5. Analise as suas métricas regularmente

Por fim, é importante analisar as suas métricas regularmente para avaliar se o frete grátis está gerando resultados positivos para o seu negócio. Monitore as vendas, a taxa de conversão e o valor médio do pedido para conferir se a estratégia está funcionando. Se necessário, faça ajustes para otimizar a oferta e garantir que ela esteja gerando lucro.

Como calcular o frete grátis?

Para calcular o frete grátis, você precisa levar em consideração o custo do frete e o impacto que ele pode ter nas suas margens de lucro. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar, como as calculadoras de frete dos Correios ou de transportadoras. Ah, e a Nuvemshop também tem uma ferramenta pronta para te ajudar. 

Ao definir a estratégia de frete grátis da sua loja, é importante calcular os custos e analisar se ela é viável para o seu negócio. Por isso, considere o impacto do frete grátis nas suas métricas de negócios, como taxa de conversão, ticket médio e lucratividade.

Resumindo: quando e como oferecer o frete grátis?

A decisão de oferecer frete grátis deve ser baseada na sua estratégia de negócios e nas suas metas de vendas. Algumas opções são:

  • Datas comemorativas;
  • Valores mínimo de compra;
  • Produtos específicos ou categorias selecionados;
  • Promoções por tempo limitado;
  • Clientes fiéis, aqueles que compram regularmente ou depois da primeira compra.

Lembre-se: é importante comunicar claramente a política de frete grátis da sua loja para os clientes. Certifique-se de que as informações sobre o frete grátis estão visíveis no seu site, nos anúncios e em todas as comunicações com os clientes.

Ofereça frete grátis e atraia mais clientes para sua loja

É importante definir uma estratégia que faça sentido para o seu negócio e que leve em consideração os custos e o impacto nas suas métricas. Por isso, não deixe de calcular os custos e analisar se realmente é viável. Outro ponto de atenção é a comunicação clara sobre a política de frete grátis para os clientes. 

Enfim, aproveite as dicas para experimentar a oportunidade de dar mais um benefício para seus atuais clientes e aumentar as chances de atrair mais vendas. 

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