Você já ouviu falar que o ERP omnichannel é o futuro do mercado? Isso porque, nos últimos anos, as empresas que investiram em integração conseguiram manter alguns canais em funcionamento, mesmo em épocas de crise, um exemplo é a pandemia.
Ou seja, as empresas que investem em um ERP omnichannel tem mais ferramentas para atender o cliente atual que está mais exigente e presente em diferentes canais de venda.
Quer entender melhor o que significa ERP omnichannel. Abaixo, reunimos as diferenças e o comparativo com as ferramentas tradicionais.
O que é ERP omnichannel?
Para entender o que é ERP omnichannel, precisamos desmembrar este termo, afinal, temos duas ferramentas muito importantes aqui: ERP e estratégia omnichannel. Você sabe o que significa cada um deles?
ERP
O Enterprise Resource Planning, ou ERP, é o planejamento de recursos corporativos que interliga sistemas vitais da empresa, como:
- Financeiro;
- Contabilidade;
- Fabricação;
- Marketing;
- Vendas;
- Compras;
- RH.
A integração é possível justamente por causa da plataforma de software ERP. Com ela, todos os processos corporativos são realizados de forma automatizada.
Isso inclui desde o processamento do pedido do cliente até a distribuição. Passando, portanto, por todos os processos da compra à entrega ao cliente final.
💡 Saiba mais: ERP: o que é e como usar na sua empresa
Omnichannel
Basicamente, o omnichannel é a implantação de diversos canais de vendas e atendimento ao cliente, integrados completamente, tanto no planejamento quanto na execução e monitoramento.
Enfim, um ERP omnichannel é a ferramenta de interligação que permite que todos os canais sejam monitorados e controlados desde a sua implantação.
ERP omnichannel: o que muda exatamente?
O sistema ERP surgiu quando os computadores tornaram-se mais populares. Naquela época, ele atendia negócios regionais, com um canal de vendas e atendimento, que era o offline. Isso quer dizer que eles costumavam ser específicos para estas empresas, funcionando de forma fechada e sem integração.
Quando os multicanais começaram a ganhar força, percebemos que apenas um ERP não atendia o universo online e offline. Qual a solução? Investir em dois ERPs. E isso funcionou durante um bom período, algumas empresas, inclusive, utilizam esse sistema ainda hoje.
Mas, com o amadurecimento do cliente digital e o surgimento da demanda por integração, ficou claro a ineficiência na comunicação entre os ERPs. Então, não bastava criar estratégias omnichannel, ter canais diversificados e esperar que houvesse uma fluidez natural. Também era preciso ter ferramentas integradoras.
Por isso, o sistema ERP omnichannel tornou-se não apenas desejável, mas indispensável. O que mudou foi a inclusão de meios digitais e offlines na gestão e planejamento dos recursos empresariais num único ERP.
Por que utilizar o ERP omnichannel?
O ERP omnichannel é fundamental para o gerenciamento de múltiplos canais de forma integrada e eficiente. Sem um sistema assim, ao aderir novos canais de venda, a comunicação pode apresentar ruídos, pois não há uma conexão entre eles. Portanto, a abertura para possibilidade de falhas e ineficiências.
Como?
Imagine uma empresa que utiliza o ERP tradicional, mas tem canais de venda online, como e-commerce, mídias digitais ou faz parte de um marketplace. Assim que o cliente efetua a compra online, por exemplo, e solicita a retirada na loja (estratégia omnichannel) é preciso que o ERP digital se conecte ao físico para garantir estoque, produção e distribuição.
Percebe quantas falhas de comunicação podem haver nesse processo? Além, é claro, da baixa produtividade, porque criamos obstáculos, ao invés de facilitar a fluidez entre os diversos canais.
Quais vantagens o ERP omnichannel oferece na prática?
Os benefícios são muitos, principalmente se você já implantou o omnichannel no varejo ou pensa em fazer isso. Com isso, sua empresa conseguirá:
- Incluir mais canais de venda e atendimento de forma eficiente, mantendo a gestão e o planejamento organizados e interligados desde o início;
- Evitar falhas na comunicação entre o universo digital e físico;
- Garantir que o seu cliente não sentirá rupturas entre um canal e outro;
- Minimizar as chances de atraso na entrega, devido à confusão no planejamento de estoque;
- Melhorar a experiência do cliente, aumentando as chances de novas vendas e fidelização;
- Otimizar a produtividade da sua equipe durante todos os processos logísticos.
Use um ERP Omnichannel e melhore sua competitividade no mercado
Uma estratégia completa omnichannel incorpora, entre outras coisas, localizadores de lojas, aplicativos personalizados para envolver os clientes, geomarketing e cadeia de suprimentos. Desta forma, todos os processos caminham para a otimização completa da sua empresa.