Um ERP open source, além de trazer as facilidades de qualquer outro software de gestão empresarial, está se tornando uma alternativa atraente para os negócios que buscam maior controle, personalização e economia.
Para te ajudar a entender o que é e como funciona um ERP Open Source, criamos uma lista dos principais sistemas utilizados no mercado atualmente.
O que é um ERP Open Source?
Antes da explicação sobre um ERP open source, é importante que você entenda a função de um open source. Basicamente, open source é um termo em inglês que significa código aberto. Na prática, são programas ou aplicativos que podem ser modificados e aprimorados por qualquer pessoa que tenha conhecimento em programação.
Ou seja, esses softwares são disponibilizados para toda a comunidade sob uma licença gratuita, que dá direito de uso, estudo, modificação e compartilhamento, seja de uma versão alterada ou não.
Logo, o ERP open source é um software gratuito de código aberto, que pode ser acesso e modificado por qualquer empresa de acordo com as necessidades internas. Vale lembrar que muitas empresas optam por sistemas open source por serem gratuitos e versáteis.
💡 Saiba mais: ERP: o que é e como usar na sua empresa
Quais são as vantagens de um ERP open source?
Além do fator economico e da possibilidade de criar soluções altamente adaptadas às necessidades específicas da sua empresa, outros benefícios dos ERPs open source são:
- Comunidade ativa: contribui com melhorias, correções de bugs e suporte. Isso garante atualizações regulares e a resolução rápida de problemas.
- Escalabilidade: as pequenas empresas podem começar com uma implementação modesta e expandir à medida que crescem.
- Independência do fornecedor: evita bloqueios de fornecedores e garante que o controle esteja nas mãos da própria empresa.
Desvantagens do ERP open source
Os ERP open source oferecem flexibilidade e economia, mas também podem trazer desafios, especialmente em termos de suporte, personalização e integração.
- Suporte limitado: pode não ser tão robusto e confiável quanto o suporte de um fornecedor comercial.
- Custos de implementação e personalização: requer habilidades técnicas e conhecimento de programação. Isso pode ser um desafio para empresas que não têm uma equipe de TI experiente.
- Atualizações e manutenção: pode ser um processo delicado que exige testes extensivos para garantir eficiência.
5 exemplos de sistemas ERP open source para sua empresa
Confira uma lista de sistemas open source que você pode utilizar para melhorar a gestão da sua empresa.
1. Apache OFBiz
O Apache OFBiz é um software flexível, que pode ser utilizado em qualquer setor. Ele possui uma arquitetura simples, o que permite que os desenvolvedores alterem facilmente, criando uma solução personalizada de acordo com as necessidades da empresa. Alguns de seus módulos são:
- RH;
- CRM;
- Gerenciamento de estoque;
- Contabilidade;
- Gerenciamento de catálogo.
2. Odoo
O Odoo possui uma interface simples e amigável, facilitando seu uso. Além disso, pode ser facilmente integrado com qualquer sistema. É um ERP open source bem completo, que possui uma série de aplicativos voltados para os mais diversos setores de uma empresa, entre eles:
- Contabilidade;
- Armazéns;
- Compras;
- Canais de vendas.
3. Dolibarr
O Dolibarr possui uma interface limpa e é altamente personalizável. Você pode modificá-lo por conta própria, desenvolvendo as soluções que precisa, e também é possível adquirir novas aplicações em sua loja para suprir as necessidade da sua empresa. Alguns dos módulos disponíveis são:
- CRM;
- Inventário;
- RH;
- Contabilidade.
4. xTuple
O xTuple permite integração com vários recursos, ideal para acompanhar o crescimento do seu negócio. Ele conta com uma versão paga para escalar ainda mais suas funções. Entre os módulos:
- Contabilidade;
- Distribuição;
- Compras;
- CRM.
5. ERPNext
O ERPNext foi projetado, principalmente, para pequenas e médias empresas. Trata-se de um software fácil de usar, que funciona por meio de formulários, em que você apenas preenche os dados necessários e o sistema faz o resto. Os módulos disponíveis são:
- Compras;
- Contabilidade;
- Gerenciamento de estoque;
- Gerenciamento de projetos.
Aproveite os ERPs open source para crescer sua empresa
Um bom software de gestão empresarial é fundamental para manter a organização de uma empresa, integrando diferentes setores e centralizando as informações. Todos os benefícios também podem ser aproveitados com um ERP open source, dependendo da sua estratégia.