Quantas vezes a opinião das outras pessoas já influenciou alguma das suas escolhas de consumo? Provavelmente, muitas! A indicação de um amigo ou os depoimentos de outros clientes têm relevância nas nossas vidas por causa da prova social. 

Não é à toa que 83% dos consumidores já declaram que depois de alguma recomendação ficam mais propensos a comprar um produto ou serviço, de acordo com o levantamento do Word of Mouth

Sabendo desse comportamento, as empresas aproveitam a prova social como uma estratégia de persuasão para atrair cada vez mais clientes e aumentar as vendas. 

A seguir, explicamos as melhores práticas para você também influenciar as decisões de compra no seu negócio. 

O que é prova social?

A prova social é um fenômeno psicológico em que as pessoas copiam o comportamento de outras pessoas como uma tentativa de repetir a melhor ação em alguma situação. O termo foi criado por Robert Cialdini e divulgado, em 1984, no seu livro “As Armas da Persuassão”. 

Nas estratégias de venda, a prova social é o conjunto de avaliação dos clientes sobre algum produto ou serviço oferecido por uma empresa. Na prática, ela funciona como um gatilho mental que transmite mais confiança aos clientes em forma de evidências, tudo para comprovar o uso e a aprovação da marca.

Isso garante vários benefícios, entre eles:

  • Facilitar e incentivar as decisões de compra;
  • Reunir as avaliações dos clientes para mostrar transparência;
  • Ser uma referência no segmento de atuação;
  • Aumentar o alcance e conhecimento da marca. 

5 Exemplos de prova social para explorar no seu negócio

As marcas não param de aprimorar a forma como lidam com as provas sociais. Por isso, existem diversas formas de inseri-las no seu negócio para comprovar a eficiência dos serviços ou produtos. 

1. Colete depoimentos 

Os depoimentos dos clientes satisfeitos são úteis para expor no site e redes sociais da empresa. Para conseguir os feedbacks positivos, você pode entrar em contato com os consumidores depois de uma compra e perguntar como foi a experiência deles.

Na hora de divulgar os relatos, procure destacá-los da melhor forma possível, sem esquecer de solicitar a permissão para compartilhar juntamente com as informações pessoais mais relevantes sobre o comprador.  

2. Divulgue números e dados relevantes

Diversos números relacionados à atuação da empresa podem impressionar o público, como o tempo de atuação no mercado, número de clientes atendidos, a quantidade de seguidores nas redes sociais e assim por diante. 

Por isso, não deixe de aproveitar as formas criativas de divulgar suas conquistas em forma de números, pode ser o próximo aniversário da marca ou o recorde de vendas. Ao fazer isso, você também pode combinar mais de um tipo de prova social. Por exemplo: “Mais de x consumidores já compraram o nosso produto, veja o que eles acharam.”

3. Compartilhe as menções nas redes sociais

As redes sociais, além de serem um canal de divulgação, também são um espaço para compartilhar boas experiências. Isso significa que se o comprador se surpreendeu de alguma forma com a sua marca, existe a possibilidade dele deixar isso público, marcando o seu perfil. 

Caso isso aconteça, não deixe de usar essa menção como prova social. Você pode criar um destaque nos Stories do Instagram, guardar o print para enviar algum e-mail marketing, entre outras ações. 

4. Faça parcerias estratégicas

Uma das formas de fazer parcerias é entrando em contato com os influenciadores digitais que têm relação direta com nicho de mercado. Você pode enviar amostras do seu produto para eles compartilharem as opiniões nas redes sociais. 

Essa é uma forma de aumentar o alcance da sua marca e torná-la conhecida sob o ponto de vista de alguém que já gera naturalmente afinidade com o seu público-alvo. 

5. Incentive as avaliações

Avaliações são uma das provas sociais mais fáceis de coletar e versáteis, afinal podem ser feitas dentro do próprio site da marca ou em plataformas de resenhas e opiniões. 
Além disso, os consumidores gostam de contribuir com esse formato de review. Segundo uma pesquisa da Lett, 79,9% dos clientes retornam para fazer uma avaliação positiva quando têm uma boa experiência de compra.

Print da prova social da página do Apontador.

No Apontador, as empresas têm a oportunidade de fortalecer a marca em um espaço colaborativo que recebe mais de 12 milhões de visitantes por mês e reúne as avaliações de todos os estabelecimentos cadastrados. 

Como lidar com as provas sociais negativas? 

Além das avaliações positivas, é possível que sua empresa receba algum feedback negativo, seja nos próprios canais de divulgação ou, até mesmo, em plataformas especializadas, como o Reclame Aqui.

Caso isso aconteça, aproveite as críticas e reclamações para trazer soluções rápidas e mostrar que existe profissionalismo para reverter situações indesejadas e qualquer tipo de incidente. 

Aproveite os diversos exemplos de prova social e invista na reputação da sua marca no mercado. 

Use o Apontador e aumente a autoridade da sua marca.