Conheça o projeto “Mini Empresa” do nosso cliente Apontador Mais; Colégio EAG ajuda a criar e desenvolver jornadas empreendedoras

Já parou para pensar como seria se tivesse aprendido sobre Empreendedorismo desde a época da escola? Provavelmente, agora, algumas coisas seriam diferentes na sua vida. 

Muito além da possibilidade de gerir um negócio próprio, uma Educação Empreendedora tem formado mais cidadãos autônomos e proativos, contribuindo de forma significativa para superação dos desafios profissionais e pessoais. 

Sem falar na oportunidade de consolidar um conhecimento. Uma teoria famosa do psiquiatra estadunidense William Glasser mostra que aprendemos apenas 10% quando lemos um assunto e 20% quando ouvimos. Isso aumenta à medida que somos mais ativos no processo e, principalmente, quando fazemos esse número sobe para 80%.

Diante desse cenário e para entender o real impacto de uma Educação Empreendedora, contamos mais uma história inspiradora de um dos nossos clientes, o Colégio EAG. 

A Educação Empreendedora na prática

Desde 1983, quando abriu as portas, o Colégio EAG nasceu com a missão de ser inovador. Entre tantas ações para praticar esse compromisso, uma delas é o “Mini Empresa” – um projeto que vem sendo desenvolvido, há mais de 15 anos, com alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

O professor de Matemática, Wagner Marcelo da Cunha, um dos responsáveis pelo “Mini Empresa”, explica que um dos objetivos do projeto é tornar o aluno protagonista da sua aprendizagem, enquanto se aprofundam em práticas empreendedoras. 

Os  conceitos transmitidos são de Estratégia Empresarial, Gestão de Negócios e Ética e Direito. Além disso, é ensinado como criar um plano de marketing, trabalhar com as redes sociais para vender, organizar planilhas, fluxo de caixa e muitas outras atividades relacionadas. 

Todo o conhecimento adquirido, principalmente, ao longo do Ensino Médio é bagagem para os alunos do 3º ano colocarem para funcionar uma empresa real, que foi idealizada no ano anterior. 

Além dos conteúdos teóricos, durante todo o processo, a escola fornece ou ajuda os alunos a encontrarem espaços oportunos para vendas físicas e online. No final do ciclo escolar, é possível apresentar as empresas como um Trabalho de Conclusão de Curso.  

Desafios do dia a dia de uma empresa

“Depois da banca de apresentação, tudo é lindo, porque eles percebem o quanto eles evoluíram. Por exemplo, eu tenho um primeiro produto que eles criaram para a venda e um último para comparar. Se você vê a mudança e a evolução, chega a ser inacreditável”, revela o professor. 

Relato de um dos alunos do projeto “Mini Empresa” do Colégio EAG

Mas antes disso, Wagner explica que tudo é desafiador por conta da quantidade de trabalho. No início, os alunos não estão preparados para as responsabilidades. Aos poucos, eles se adaptam ao ritmo e, no final, enxergam as oportunidades. 

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Transformando vidas com o “Mini Empresa” 

Além dos lucros obtidos e aprendizados de administrar uma empresa real, os alunos que têm o contato com a Educação Empreendedora adquirem muitos outros benefícios para o futuro profissional. 

“Como eu trabalho em outras escolas, eu percebo que essa visão empreendedora dá uma autonomia para o aluno, onde ele consegue enxergar qual área tem mais facilidade. É muito gritante a diferença de um aluno que tem esse tipo de aula, esse tipo de contexto e esse tipo de liberdade.”

Wagner também finalizou contando exemplos de ex-alunos. Eles são convidados para participar das apresentações, e alguns chamam atenção, porque acabaram criando negócios, inspirados no projeto. 

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