SVA para provedores: veja as vantagens dessa estratégia

Uma mão em cima de um notebook aberto, exemplificando os SVAs.

Também conhecido como Serviço de Valor Agregado ou Adicionado, o SVA para provedores é o tipo de solução que beneficia tanto a empresa quanto os clientes. 

Em alguns casos, a estratégia já representou até 80% da receita em serviços móveis, segundo uma pesquisa do Mobile Time. Já a aprovação entre os consumidores também é positiva, basta observar a queda das reclamações. Por exemplo, em um dos registros da Anatel, elas caíram em mais da metade (65%), em dois anos consecutivos. 

Além dessas estatísticas, o SVA para provedores é um investimento que traz muitas outras vantagens para a sua empresa e seus clientes. A seguir, confira as oportunidades. 

Quais são os benefícios do SVA para provedores? 

Os provedores de internet (ISP) que somam um Serviço de Valor Agregado conseguem oferecer experiências adicionais aos assinantes, incentivando-os a escolher uma marca específica. É a combinação perfeita para conquistar vários outros benefícios no mercado. 

1. Aumentar a competitividade 

No mercado competitivo atual, os negócios de todos os segmentos sabem da importância de encontrar novas soluções para se destacar da concorrência. O SVA para provedores é a oportunidade de fortalecer a marca e gerar valor para um público amplo com a oferta de serviços complementares. 

2. Atrair clientes

A entrega de benefícios que são valorizados pelos clientes, além de gerar mais recomendações, é um incentivo de compra, já que não será apenas mais um provedor e, sim, uma opção que tem um diferencial. 

Para os potenciais clientes, outro atrativo é a possibilidade de acessar um serviço adicional de forma mais econômica, se for comparar a contratação diretamente com o fornecedor. 

3. Fidelizar clientes e diminuir a inadimplência

A satisfação dos consumidores aumenta quando eles encontram mais praticidade. Trazer serviços que sejam do interesse do público é uma forma de melhorar a experiência de compra, facilitar o consumo e, obviamente, gerar fidelização.

Outra vantagem é que se diferenciando dos concorrentes você diminui a chance de cancelamento e inadimplência. 

4. Diversificar os serviços oferecidos 

A oferta de novos serviços para os clientes é mais um argumento de vendas, que tem o potencial de melhorar as estratégias de marketing e ações comerciais do provedor. 

5. Reduzir os custos do negócio 

Além de explorar serviços adicionais, um dos principais benefícios dos SVAs é a redução de cargas tributárias. Isso porque são regidos apenas pelo órgão federal. Ou seja, não há a incidência de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), como acontece com os Serviços de Comunicação Multimídia (SCM).

Com a economia, é possível pensar em novos investimentos para a empresa, como contratação de mão de obra, abertura de filiais e tantas outras possibilidades. 

6. Aumentar a receita

Mais economia, maior quantidade de clientes, baixo índice de inadimplência… Todo o cenário é favorável para o crescimento da receita. A empresa tornando-se mais lucrativa consegue garantir o crescimento e manter a saúde financeira em dia. 

Como o SVA para provedores pode ser usado na sua estratégia?

Atualmente no mercado, existem diversos tipos de SVA para provedores. Para entender qual é o mais vantajoso para sua empresa, é importante analisar, principalmente, dois fatores: o parceiro e o interesse do seu público. 

Por exemplo, de nada adianta escolher um SVA que oferece audiobooks se os seus atuais e potenciais clientes não têm nenhum interesse em leitura. Ou então fechar com um parceiro que não é especialista no mercado em que atua.  

Por isso, antes da escolha, faça uma pesquisa para avaliar a autoridade do parceiro no mercado, considerando o histórico da empresa e o nível de satisfação dos consumidores com a marca, por exemplo. 

Dessa forma, você consegue melhorar a experiência do seu cliente com um serviço que agrega valor de verdade.  

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