Todos os dias, milhares de consumidores vão às compras, seja em e-commerces ou em lojas físicas. Mas como uma empresa faz para acompanhar tantos pedidos, mantendo a qualidade do serviço? 

A gestão de pedidos é a resposta para o bom desempenho e crescimento do negócio. Para te ajudar a entender mais sobre este assunto, confira, a seguir, as vantagens e funcionamento de todo o processo.

O que é gestão de pedidos?

Gestão de pedidos é o processo de acompanhamento de todas as fases de uma compra. Desde a realização do pedido até que o produto chegue nas mãos do consumidor, há uma série de etapas necessárias para que tudo funcione de forma eficiente. É um bom monitoramento que irá garantir a qualidade do serviço.

Em um e-commerce, por exemplo, o pedido deve ser separado, embalado e enviado. Mas não para por aí. Além disso, o número de itens em estoque precisa ser atualizado no sistema, permitindo identificar o momento ideal para novas aquisições e evitando que a loja anuncie produtos indisponíveis.

Mesmo em lojas físicas, esse controle precisa ser efetivo e realizado em tempo real. Observando assim, parece ser algo relativamente simples, mas a realidade é bem diferente quando falamos de grandes e-commerces, com milhares de transações realizadas diariamente.

Quanto maior o volume de pedidos e o número de canais de atendimento, mais complexo se torna a gestão de pedidos, o que aumenta a necessidade de um sistema robusto, capaz de lidar de forma eficiente com essa grande demanda.

O que é gestão de pedidos no omnichannel?

No modelo omnichannel, que tem como característica a integração entre o mundo online e offline, a gestão de pedidos funciona de forma muito mais orgânica, permitindo a adoção de funcionalidades capazes de proporcionar uma melhor experiência de compra aos consumidores. 

Alguns exemplos são:

Click & Collect

Também conhecido como Buy Online Pick Up In Store (BOPIS), é um tipo de prática que transforma a loja física em um ponto de distribuição. Esse serviço permite que o consumidor compre no e-commerce e retire seu pedido diretamente no ponto de venda, eliminando o custo do frete e o tempo de espera pela entrega.

De acordo com uma pesquisa da Manhattan Associates, 60% dos brasileiros que compram online preferem retirar seus produtos em uma loja física, o que demonstra a importância que esse tipo de serviço pode ter para as empresas.

Disponibilidade de produtos em estoque

Este é outro exemplo de serviço que a gestão de pedidos proporciona e que pode ser um grande diferencial para uma loja. Trata-se da possibilidade do consumidor verificar a disponibilidade de determinado produto no estoque de uma loja física por meio do site, evitando ter de ir até o estabelecimento e não encontrar o que procura.

Um levantamento, realizado pela Kibo, verificou que 64% dos consumidores esperam poder verificar se o produto está disponível antes de ir até a loja. A pesquisa ainda constatou que 81% costumam fazer essa consulta antes de ir até o local e 80% relatam estar menos inclinados a visitar a loja se o site não tiver esse tipo de informação.

Vantagens da gestão de pedidos para sua empresa

Agora que você já sabe o que é gestão de pedidos, vamos conferir algumas das vantagens que essa prática pode gerar para sua empresa:

  • Acesso às informações de inventário confiáveis, atualizadas em tempo real;
  • Maior controle sobre as etapas do processo de vendas, desde o momento em que o consumidor realiza o pedido, até que o produto chegue em suas mãos;
  • Automatização de processos, reduzindo o risco de erros e garantindo maior segurança na realização das atividades;
  • Aumento da produtividade, devido à automatização e centralização da informação, de modo que seja de fácil acesso para todos os colaboradores;
  • Aumento considerável da satisfação dos clientes, otimizando sua experiência de compra e oferecendo um atendimento de qualidade superior. 

Aproveite a gestão de pedidos para melhorar sua organização

A gestão de pedidos é um ponto vital para o funcionamento de qualquer empresa, afinal, ela está presente em toda a cadeia de ações necessária para que seu cliente tenha uma boa experiência de compra. Neste sentido, investir na otimização de suas operações pode ser um grande diferencial.