Saber como tirar fotos de produtos é o diferencial para chamar atenção dos seus atuais e potenciais clientes na sua loja física e, principalmente, no ambiente digital. 

Para comprovar isso de uma forma rápida, vamos lembrar dois ditados famosos: “uma imagem vale mais do que mil palavras” e a “primeira impressão é a que fica.” 

Provavelmente, você já usou alguma dessas frases ou teve um impacto real em alguma situação da sua vida. Pode ter sido uma vitrine atrativa que desviou seus olhos ou, quem sabe, o perfil de uma rede social que começou a seguir só por causa das fotos. 

Hoje, a maioria das pessoas tem algum comportamento parecido com esse. Por exemplo, 87,9% dos consumidores não compram em sites que não têm imagens de produtos, segundo uma pesquisa da Lett.

Para fugir desse tipo de estatística e atrair os clientes, veja, a seguir, como tirar fotos de produtos no seu negócio. 

7 passos de como tirar fotos de produtos 

Tirar boas fotos, tanto dos produtos quanto de outras opções de divulgação da sua marca, garante diversos benefícios. Além de ser um mecanismo para conquistar a confiança dos clientes, você sai na frente da sua concorrência com mais profissionalismo e tem um diferencial para a experiência de compra. 

Abaixo, veja como fazer na prática: 

1. Planeje o ambiente

Para valorizar seu produto, você pode usar um fundo branco ou colocar pessoas utilizando os itens. Com o objeto sozinho, uma dica prática é utilizar uma cartolina ou, se preferir, improvisar uma caixa de luz caseira

Além disso, outra ideia criativa é planejar um cenário dentro do contexto dos produtos vendidos. Por exemplo, quem vende pães, pode criar uma foto numa mesa de café. Ah, e se for usar alguém como modelo, só tome cuidado para ter certeza de que está destacando o objeto, não a pessoa. 

2. Preste atenção na iluminação

Como a iluminação é um fator essencial para qualidade das imagens, o mais recomendado é fotografar nas primeiras horas do dia ou no começo da tarde, preferencialmente próximo de entradas de luz, como janelas. 

Isso aumenta suas chances de aproveitar a luz natural para captar cores fiéis e todos os detalhes dos objetos, evitando também a formação de sobras. Se necessário, avalie a utilização de equipamento de iluminação, algo simples, como os ring light

3. Evite flash, zoom e filtros

A luz do flash pode criar sombras atrás do produto. Já o zoom contribui para que a imagem fique distorcida. Por sua vez, os filtros são capazes de descaracterizar o produto. 

Ou seja, todos esses recursos, além de prejudicarem a qualidade da imagem, podem torná-la menos real e com um aspecto mais amador. 

4. Preste atenção na estabilidade

Para evitar imagens tremidas ou borradas, você pode utilizar suportes e tripés adaptados para smartphones. Eles são fáceis de encontrar no mercado e, muitos deles, têm um preço acessível. 

Outra ajuda, principalmente se não tiver os acessórios de apoio, é o temporizador do celular. Nesse caso, basta procurar um lugar de apoio, como uma mesa com alguns livros, e usar a função “timer”. 

5. Cuidado com o enquadramento

O enquadramento é o que mantém os objetos centralizados e bem posicionados na foto. Você consegue garantir os melhores ângulos com uso de uma grade na tela da sua câmera. 

Caso ela não esteja visível, vá nas configurações e procure a opção de adicionar grade. Com isso, você tem mais um recurso para tirar fotos de produtos com qualidade. 

6. Mostre vários ângulos

Depois dos cuidados anteriores, o próximo passo já é começar a dar os primeiros cliques. Nessa hora, procure explorar os diferentes ângulos dos produtos. 

Você pode se colocar no lugar do cliente e pensar em todas as características que gostaria de ver, caso não tivesse perto do produto. Por exemplo, se você vende roupas, não fotografe apenas a frente dos tecidos, mas aproveite para mostrar os detalhes da parte de trás. 

7. Se possível, edite as fotos

Depois que você tira as fotos dos produtos, outra etapa que vale a dedicação é a edição. Com alguns pequenos ajustes e retoques nas fotos, você já consegue resultados melhores. 

É possível fazer uma edição simples do celular. O melhor é que é bem fácil encontrar aplicativos gratuitos. Lembrando que o objetivo é só corrigir alguns detalhes que não tenham ficado tão fiéis. 

Saiba como tirar fotos de produtos e atraia mais clientes

Agora que você já aprendeu como tirar fotos de produtos, use e abuse da sua criatividade e pratique sem moderação. Se estiver sem ideias, basta buscar inspirações e referências na internet. 

Por aqui, sempre compartilhamos dicas e melhores práticas de venda. Para não perder nenhuma novidade, aproveite e inscreva-se na nossa newsletter. 

Veja as vantagens do Apontador Mais para atrair e fidelizar clientes