Você está tendo os resultados que gostaria no seu negócio? Para melhorar suas estratégias, o marketing de varejo pode ser a solução que precisa para alavancar as vendas e promover sua marca. 

Antes de mais nada, é importante analisar a região onde seu estabelecimento está localizado, o tipo de produto que você vende, o preço cobrado, entre outros fatores. Tudo precisa estar equilibrado, comunicando uma mensagem coerente para o seu público-alvo.

Para você entender melhor como tudo isso funciona na prática, entenda agora o marketing de varejo e suas principais vantagens.

Afinal, o que é marketing de varejo?

O marketing de varejo usa um conjunto de estratégias para divulgar e vender produtos no setor varejista, em uma modalidade B2C, ou seja, quando a venda é diretamente para o consumidor final.

A qualidade dos produtos, preços atrativos e promocionais, atendimento personalizado, entre outros são usados como diferencial para aumentar a percepção de valor dos consumidores e, com isso, vender mais e melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Para que serve o marketing de varejo? 

Diferente do tradicional, o marketing de varejo lida com uma grande variedade de produtos. Se pensarmos em uma fábrica de tapetes, por exemplo, logo percebemos que seu marketing só precisará se preocupar em divulgar e vender um único tipo de produto em um mercado B2B (cliente final é uma outra empresa).

Por outro lado, imagine uma loja de departamentos, que comercializa diversos tipos de produtos, de utensílios de cozinha a materiais de escritório. Convenhamos que a abordagem para vender uma taça certamente será diferente da utilizada para vender um grampeador, concorda?

Com isso, a conclusão é que o marketing de varejo têm suas particularidades, exigindo diferentes estratégias de divulgação, que levam em conta o tipo, variedade e quantidade de produtos oferecidos. 

Os 4 Ps do marketing 

Quando falamos sobre o que é marketing de varejo é impossível não citar os 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Estes são alguns dos principais elementos que definem e orientam a atuação de uma estratégia. 

Confira de forma resumida as características de cada um deles:

  • Produto: o que você vende? É as particularidades do produto, considerando tipo, variedade e quantidade daquilo que é comercializado.
  • Preço: quanto custa o que você vende? É um elemento fundamental para a definição do público-alvo, pois tem grande impacto na percepção de valor do produto.
  • Praça: onde você vende? Está relacionado à localização do ponto de venda e ao acesso dos consumidores aos produtos, que também têm grande influência na definição do público-alvo.
  • Promoção: como você vende? A forma como a marca é promovida, como é a comunicação e a exposição do produto, que pode incluir diferentes canais, tanto no que se refere a venda quanto a propaganda.

A análise e definição desses elementos têm relação direta com o posicionamento da marca. Ou seja, influencia na forma como ela se comunica, no padrão de atendimento, no estilo de expor seus produtos, etc.

Tendo em vista que o marketing de varejo busca promover e vender produtos, diferenciando os canais de comunicação, levar em conta aspectos como os 4Ps do Marketing pode ser uma estratégia relevante para conquistar diferenciais competitivos.

Quais são as vantagens do marketing de varejo?

Quando bem executado, o marketing de varejo tende a gerar muitos benefícios para a empresa, entre eles estão:

  • estabelece uma imagem positiva e atrativa para a marca no mercado;
  • aumenta a visibilidade da marca;
  • atrai a atenção dos consumidores;
  • aumenta o número de vendas;
  • contribui para a fidelização de clientes;
  • aumenta a rentabilidade da empresa;
  • conquista espaço no mercado, superando a concorrência.