Um ERP é uma ferramenta essencial para melhorar a gestão de processos e informações de qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento de atuação.
Tanto é que, hoje, 86% das empresas acreditam que a contratação ou desenvolvimento de soluções para gestão e armazenamento dos dados é uma decisão de negócio. Não por acaso, a segunda tecnologia mais usada para organização são os ERPs. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Totvs.
Quer conhecer todo o potencial de um ERP? Descubra agora como funciona essa tecnologia e conheça todas as vantagens que ela pode oferecer para o seu negócio.
Você vai ler sobre:
- O que é ERP?
- Como funciona um sistema ERP?
- Como surgiu o sistema ERP?
- Quais são as vantagens de um ERP?
- Tipos de ERP
- ERP para pequenas empresas: vale a pena?
- Como escolher o melhor ERP?
O que é ERP?
ERP é um software de gestão que integra todas as áreas de uma empresa e centraliza todas as informações em uma única plataforma para facilitar o dia a dia de trabalho. A sigla significa Enterprise Resources Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português.
Como funciona um sistema ERP?
O sistema ERP funciona como um gerenciador de informações de todos os processos de uma empresa. É possível armazenar, organizar e administrar tudo em uma única plataforma.
Dessa forma, diferentes áreas da empresa, como estoque, financeiro, vendas, marketing e RH, não precisam ter cada uma o seu software, mas podem usar um único sistema unificado, o que permite um controle e acompanhamento melhor dos processos.
Veja o exemplo de um EPR para e-commerce: ele identifica cada venda realizada. Com isso, é possível saber, em tempo real, os níveis de estoque para cada item, o que permite identificar o melhor momento para comprar novos produtos.
Nessa situação, é possível ver a interação entre três setores: vendas, estoque e compras. Perceba como o sistema permite uma sincronização entre as áreas.
Como surgiu o ERP?
O termo ERP foi criado pela Gartner Group na década de 1990. Mas a ideia de contar com uma gestão integrada das operações empresariais começou muito antes disso. Em 1913, o engenheiro Ford Whitman Harris criou o EOQ (Economic Order Quantity) – um sistema de produção baseado em papel para programar sua produção.
Anos depois, em 1964, a fabricante Black and Decker evoluiu o EOQ para o MRP (material requirements planning). Essa solução foi usada até o início da década de 1980, quando novos sistemas começaram a ser desenvolvidos, similares com a integração que temos hoje.
Quais são as vantagens de um ERP?
A centralização das informações no ERP permite inúmeros benefícios para os gestores e colaboradores de uma empresa, a seguir, reunimos alguns dos principais.
1. Integração entre as áreas
O sistema ERP integra setores e centraliza todas as informações, permitindo que o gestor acompanhe o desempenho de vários departamentos por meio de uma única plataforma. Além disso, ainda possibilita a comunicação entre as áreas, facilitando a troca de informações importantes para o funcionamento da empresa.
2. Gestão mais eficiente
O acesso facilitado às informações, em tempo real, permite ao gestor um olhar mais apurado da empresa como um todo. Dessa forma é possível acompanhar os principais indicadores de desempenho de cada setor, identificando quais precisam de intervenções.
3. Melhor planejamento e controle financeiro
Os gestores podem monitorar de perto os custos, receitas e fluxos de caixa, o que auxilia na gestão financeira eficaz. Isso inclui a capacidade de acompanhar orçamentos, identificar tendências financeiras e garantir que a empresa esteja alinhada com seus objetivos.
4. Aumento da produtividade
Tarefas manuais demoradas são reduzidas, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor agregado. Isso permite prazos de entrega mais curtos e uma melhor experiência do cliente.
5. Redução de custos operacionais
A eficiência proporcionada pelo sistema não apenas aumenta a produtividade, mas também ajuda a identificar áreas de economia. A análise de custos e o acompanhamento de despesas são simplificados, permitindo que a empresa identifique melhores oportunidades.
Tipos de ERP
Existem vários tipos de sistemas ERP, alguns dos mais comuns são:
- ERP na Nuvem (Cloud ERP): é hospedado em servidores em nuvem, permitindo o acesso remoto e a escalabilidade. Isso elimina a necessidade de infraestrutura local e é especialmente adequado para empresas que desejam economizar custos de TI e atualizar facilmente o software.
- ERP Open Source: são construídos com código-fonte aberto e podem ser personalizados livremente pelas empresas que os utilizam. Eles oferecem flexibilidade e, em alguns casos, são uma opção econômica, mas também exigem mais conhecimento técnico para implementação e suporte contínuo.
- ERP legado: sistemas mais antigos que ainda estão em uso, mesmo não sendo tão eficientes e atualizados quanto às versões mais recentes. Isso acontece, muitas vezes, devido a questões de custo ou complexidade de migração.
- ERP segmentado: são personalizados para atender às necessidades específicas de um segmento de mercado ou indústria, oferecendo recursos especializados para aquele setor em particular.
ERP para pequenas empresas: vale a pena?
Um sistema de gestão não é apenas para grandes empresas, visto que hoje existem inúmeras opções no mercado projetadas para atender os mais variados tipos de necessidades e realidades.
Se ainda estiver com alguma dúvida sobre a contratação de um sistema, veja alguns sinais para determinar se precisa de um ERP:
✅ Quando várias, como finanças, vendas, compras, estoque e produção, não estiverem integradas ou se comunicando eficazmente.
✅ Inclusão de dados manualmente em várias planilhas ou sistemas causa erros frequentes, falta de visibilidade em tempo real das operações ou dificuldades na tomada de decisões devido à falta de informações atualizadas.
✅ Quando planeja expandir ou diversificar seus negócios.
✅ Considere se há tarefas repetitivas que podem ser automatizadas.
Como escolher o melhor ERP?
A escolha do melhor ERP para sua empresa requer uma avaliação cuidadosa das necessidades e objetivos do seu negócio. Abaixo, estão alguns pontos importantes para considerar.
1. Entenda suas necessidades e objetivos
Comece identificando as necessidades específicas da sua empresa. Você pode considerar os processos de negócios que você deseja automatizar e os objetivos que deseja alcançar com o ERP.
2. Avalie recursos e funcionalidades
Antes de contratar o ERP, é importante que verifique os recursos e funcionalidades oferecidos. Isso vai ajudar a escolher uma solução que atenda às suas necessidades atuais e, possivelmente, até as futuras.
3. Verifique as integrações disponíveis
Para aproveitar todos os benefícios da gestão integrada entre as áreas, procure por um ERP que seja facilmente integrado com outros sistemas ou aplicativos que sua empresa já utiliza, como CRM, sistemas de e-commerce e ferramentas de produtividade.
4. Analise o suporte técnico
Um suporte técnico eficiente é fundamental para resolver problemas e tirar dúvidas do dia a dia sem dores de cabeça. Uma forma de avaliar a qualidade desse serviço é buscando pelo histórico de avaliações dos consumidores em sites como o Reclame Aqui.
Melhore a gestão da sua empresa com um ERP
Da automatização de tarefas burocráticas à melhora da comunicação entre departamentos, a integração entre setores é indispensável para qualquer empresa que queira se posicionar de forma mais competitiva no mercado.