ERP para e-commerce: o que é e por que vale a pena usar?

Mesa de trabalho com três pessoas sorridentes, duas mulheres e um homem.

Para manter a organização do seu negócio e continuar crescendo, o uso de ferramentas é essencial, não é mesmo? Atualmente, o Brasil é um dos países do mundo que mais faz investimentos em tecnologia nas empresas, segundo um estudo realizado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software).

Entre tantas facilidades à disposição, o uso de um sistema ERP para e-commerce é um dos diferenciais para otimizar sua gestão e garantir bons resultados.

Se você também quer investir em automação para acompanhar as tendências tecnológicas e melhorar sua produtividade, entenda, a seguir, o que é e para que serve um ERP para e-commerce, e também conheça alguns dos principais que podem ajudar nas necessidades da sua empresa.

Mas, afinal, o que é um ERP para e-commerce?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning. Traduzindo, é um software de Planejamento de Recursos Empresariais, também conhecido como Sistema de Gestão Integrado – SGI.

Subdividido em módulos, onde cada um representa um setor da empresa, seus objetivos são automatizar os processos administrativos e integrar diferentes setores, concentrando todas as informações em uma única tela. Com isso, o software permite uma gestão mais simples e eficaz.

Quais são as vantagens do ERP para e-commerce?

Com um sistema de gestão ERP, o gestor tem acesso facilitado à informações de todos os setores, com isso, consegue ter uma visão mais ampla do que acontece dentro da empresa, facilitando o planejamento de estratégias e as tomadas de decisão. Entre os benefícios: 

  • Automatização de processos e tarefas burocráticas
  • Padronização das operações
  • Redução de erros por falha humana
  • Redução dos índices de retrabalho
  • Maior agilidade na execução dos processos
  • Otimização do tempo
  • Aumento da produtividade
  • Redução de custos

Qual é o melhor sistema ERP para e-commerce? 

Definir qual é o melhor sistema ERP para e-commerce irá depender das características e necessidades de cada empresa. Antes de escolher, tenha alguns pontos de atenção, como o cenário atual do seu negócio para entender todos os processos da sua operação e, ao mesmo tempo, garantir que está dentro do seu orçamento disponível. 

Para te ajudar a avaliar e comparar as opções do mercado, vamos citar alguns dos principais e suas características, assim você compara os recursos, diferenciais e preços. 

1. Bling

O Bling ERP é um sistema brasileiro, que permite integração com diferentes plataformas de e-commerce, além de empresas de logística e os Correios.

Funciona totalmente online, ou seja, você pode acessar os dados de sua empresa a qualquer hora e de qualquer lugar, basta estar conectado à internet e ter seus dados de usuário e senha.

2. Tiny

Também desenvolvido no Brasil, o Tiny ERP tem recursos voltados para as áreas de e-commerce, serviços e indústria. Em relação ao e-commerce, promete simplificar a operação de qualquer loja virtual por meio dos seguintes recursos: faturamento, financeiro, gestão de compras e produtos.

3. Cake

O Cake ERP é um sistema de gestão online indicado tanto para o varejo quanto para franquias. Algumas das suas funcionalidades são: gestão financeira, gestão de vendas, gestão de compras, gestão de estoque, frente de caixa – PDV, relatórios e gráficos e integração com e-commerce. 

Otimize seus processos e torne seu negócio mais competitivo

Simplificar a rotina da sua loja virtual, nunca foi tão fácil com um ERP para e-commerce, que permite que você tenha uma operação mais inteligente e ágil, pensando em várias facilidades, como integrar setores, automatizar processos e centralizar dados importantes do seu negócio. 

Ou seja, uma ferramenta essencial para o bom funcionamento da sua operação, assim você garante um crescimento saudável e organizado, sem o risco de perder o controle das demandas, fugindo de retrabalhos e ainda  melhorando as suas tomadas de decisão. 

Aproveite e leia também

Profissionais reunidos em uma mesa de trabalho de madeira.
Gestão e negócios

Indicadores em um ERP: saiba como usar para melhorar a gestão

Três profissionais reunidos em uma mesa, discutindo assuntos corporativos.
Gestão e negócios

Por que investir um ERP omnichannel na sua empresa?

Vários códigos de computador sendo projetados em cima de uma mulher.
Gestão e negócios

5 Modelos de ERP Open Source para sua empresa

Uma mão masculina escrevendo em um papel em cima de uma mesa e do lado um notebook.
Gestão e negócios

O que é ERP e como funciona?