Indicadores em um ERP: saiba como usar para melhorar a gestão

Profissionais reunidos em uma mesa de trabalho de madeira.

A informação é um dos recursos mais valiosos das empresas. As organizações que conhecem detalhadamente seus processos acabam tendo mais recursos e potencial para atingir resultados mais satisfatórios.

Claro que a informação por si só não faz milagre. É necessário conseguir interpretá-la, fazer diferentes análises para chegar a conclusões que façam sentido para o negócio e permitam tomar decisões mais assertivas.

É aí que entra a ajuda da tecnologia para manipulação e a análise das informações. Por exemplo, você sabe como utilizar os indicadores em um ERP? Eles são úteis para estruturar melhor as informações adquiridas sobre o desempenho do seu negócio.

O que é ERP?

ERP, ou Enterprise Resource Planning, isto é, Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é uma ferramenta de gestão que vem sendo utilizada por empresas no mundo inteiro. 

Segundo dados de uma pesquisa feita pelo site Capterra, 44% das grandes empresas brasileiras usam um ERP. Além disso, as pequenas e médias  empresas estão engajadas em usar a tecnologia a seu favor. 

Por que vale a pena usar um ERP?

O principal objetivo de um ERP é promover a integração entre os diferentes setores de uma organização, centralizando em um só lugar todos os dados e informações sobre as atividades do negócio.

Além disso, o ERP automatiza uma série de tarefas repetitivas e permite que os colaboradores se concentrem em outras atividades de maior valor para o negócio, como definir estratégias, aperfeiçoar produtos e serviços ou conquistar novos clientes.

Quais são as principais vantagens de um ERP? 

Por essas características de integração de colaboradores e de compartilhamento ágil de informações, um software ERP pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa, entre elas: 

  • Maior produtividade das equipes;
  • Aumento da lucratividade;
  • Otimização do tempo;
  • Melhoria nos fluxos de trabalho;
  • Assertividade na alocação de recursos;
  • Identificação de gargalos e redução de custos;
  • Agilidade nos registros e consultas de entradas e saídas do estoque;
  • Maior eficiência no processo de reposição de mercadorias;
  • Pós-venda mais personalizado e qualificado;
  • Maior controle financeiro e tributário.

Como gerenciar indicadores em um ERP?

Os indicadores de desempenho são ferramentas capazes de fornecer informações de valor. Afinal, é por meio deles que a empresa consegue identificar melhorias, se houve desvios nos KPIs e, ainda, quais estratégias e abordagens têm dado certo e devem ser mantidas.

Uma forma de aproveitar ao máximo o potencial dos KPIs para a gestão dos negócios é implementando os indicadores em um ERP. Quando essa combinação é feita, é possível fazer o cruzamento de variáveis e chegar a conclusões mais fundamentadas.

Com o software de ERP, as análises feitas a respeito dos resultados apresentados de cada KPI ganham uma dimensão mais global do ponto de vista organizacional. Isso porque os dados não analisados partindo de uma perspectiva integrada, estendendo-se às diferentes áreas da empresa.

O ERP fará a relação entre todos os dados e variáveis que se referem aos indicadores estabelecidos. A partir disso, será gerado um relatório automático e detalhado sobre os resultados.

À medida em que os dados dos KPIs são inseridos na plataforma de ERP, o sistema começa a processar automaticamente relatórios gerenciais precisos e que vão ajudar o gestor nas tomadas de decisão.

Melhore seus resultados com soluções tecnológicas

O software de ERP permite que se tenha maior controle sobre o desempenho dos negócios e viabiliza o alcance de objetivos estratégicos. Por isso, com indicadores em um ERP na sua empresa, você vai perceber melhorias significativas na produtividade dos diferentes departamentos do negócio.

Além disso, será possível avaliar quais estratégias apresentam melhor custo-benefício. Ou seja, seus planejamentos terão maior precisão, evitando problemas e mantendo a alta performance.

Aproveite e leia também

Três profissionais reunidos em uma mesa, discutindo assuntos corporativos.
Gestão e negócios

Por que investir um ERP omnichannel na sua empresa?

Vários códigos de computador sendo projetados em cima de uma mulher.
Gestão e negócios

5 Modelos de ERP Open Source para sua empresa

Uma mão masculina escrevendo em um papel em cima de uma mesa e do lado um notebook.
Gestão e negócios

O que é ERP e como funciona?

Gestão e negócios

Sistema ERP: conheça as vantagens e desvantagens