Garantir a margem de lucro desejada, considerar os padrões do mercado, satisfazer os clientes… O que tanto entra na conta na hora de definir o preço de venda de um produto ou serviço? 

O cálculo de precificação, apesar de envolver muitos detalhes, não precisa ser complicado. Se você quer entender como estipular os valores, considerando os principais fatores para favorecer seus clientes, sem comprometer a saúde financeira e o crescimento do seu negócio, confira, abaixo, como fazer isso na prática. 

O que é preço de venda e como calcular?

Também conhecido como precificação, o preço de venda é o valor definido para cobrar pelos seus produtos e/ou serviços. Para fazer o cálculo, é preciso envolver três fatores do negócio, são eles: 

  • Custos: gasto com recursos e serviços para produzir o que será oferecido aos clientes;
  • Despesas: todos os gastos com bens e serviços relacionados com a administração da empresa;
  • Lucro: é a diferença entre a receita das vendas e os gastos de produção.

Resumindo: o cálculo do preço de venda fica assim: 

Custos + Despesas + Lucro = Preço de Venda

Qual a importância da precificação? 

O cálculo correto do preço de venda é indispensável para garantir o crescimento saudável do negócio, além de melhorar as metas financeiras atuais com vários benefícios, como:

  • Deixar o consumidor satisfeito;
  • Definir o público-alvo; 
  • Entender os gastos para criar estratégias, como promoções de venda;
  • Enfrentar a concorrência sem prejudicar os resultados;
  • Ter um planejamento financeiro para evitar sufocos financeiros e ter condições de enfrentar possíveis crises. 

Preço de vendas de produtos: o que considerar?

Para saber como calcular o preço de venda de um produto, vamos apresentar um exemplo prático. Imagine que você vende tortas. Depois de algumas contas, chegou à conclusão que gasta R$ 10 com ingredientes e R$ 5 seria com os custos proporcionais com a mão de obra. 

Além disso, outras despesas proporcionais, como energia elétrica, aluguel e gás de cozinha, totalizam R$ 5. Já os valores gastos na venda com o delivery, por exemplo, sai por R$ 5.

Somando tudo até agora, a torta vale R$ 25. Mas ainda está faltando o lucro do negócio. E agora, como definir? Para chegar nesse valor, você pode avaliar a concorrência. Digamos que eles vendem a R$ 40. Nesse caso, você pode testar uma venda por R$ 35 para enfrentar a concorrência e ainda manter uma margem de lucro de 40%. 

Resumindo as contas:

Custos com ingredientes da torta = R$ 10

+ Custos proporcionais com mão de obra = R$ 5

+ Despesas fixas proporcionais = R$ 5

+ Despesas com a venda = R$ 5

Preço de venda (sem o lucro) = R$ 25

Preço de venda definido em R$ 35 = lucro de 40% 

25 —————— 100

35 —————– X

X = 140

E o preço de vendas de serviços? 

Além dos investimentos com mão de obra e ferramentas de trabalho, quem é prestador de serviços precisa precificar o tempo de dedicação e o grau de conhecimento exigido como profissional da área contratada.

Dessa vez, vamos usar como exemplo uma empresa que conserta computadores. Digamos que ela foi contratada para fazer a manutenção mensal dos equipamentos de outra empresa pequena. 

Para desenvolver o trabalho solicitado pelo cliente, somando mão de obra e tempo investido, será necessário R$ 5 mil. Além desse valor, os impostos e despesas fixas proporcionais (água, luz, aluguel, etc) totalizam R$ 1 mil.

Até o momento, o preço de venda sem o lucro seria:

Custos com mão de obra = R$ 5 mil

+ Despesas fixas proporcionais = R$ 1 mil

Preço de venda sem lucro = R$ 6 mil

Na hora de calcular a margem de lucro, vamos supor que seja esperado 25% sobre os custos. Nesse caso, um valor adicional de R$ 1.250. 

Resumindo:

Custos com mão de obra = R$ 5 mil

+ Despesas fixas proporcionais = R$ 1 mil

+ Lucro esperado = R$ 1.250

Preço de venda com o lucro = R$ 7.250

3 estratégias de precificação para o seu negócio

Ao calcular o preço de venda, é importante ter como base as informações internas do negócio e dados de pesquisa de mercado para avaliar o comportamento da concorrência. 

A seguir, reunimos as melhores práticas que vão ajudar a precificar da forma certa para aumentar as vendas e o faturamento. 

1. Tenha um planejamento financeiro

É fundamental mapear todos os custos e despesas envolvidos nas atividades do negócio. Uma das formas eficazes de ter tudo isso planejado é com um fluxo de caixa organizado e atualizado. 

2. Estude a concorrência

Depois do planejamento interno, não deixe de levar em consideração o que é praticado por seus concorrentes. Uma pesquisa vai ajudar no processo de formação do preço para evitar valores altos demais ou ao contrário. 

3. Defina a margem de lucro

Na política de preço, não se esqueça de entender e calcular a margem de lucro desejada. Ela garante a sobrevivência do negócio e permite que você ganhe pelo trabalho realizado, independentemente se o foco é venda de produtos ou serviços. 

Calcule o preço de venda correto e potencialize os resultados do seu negócio.

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