Seja para quem está começando a empreender ou já é um pouco mais experiente, conhecer os termos financeiros pode fazer toda a diferença na administração de um negócio. 

Afinal, muitos empreendedores acabam fechando as portas por causa da falta de preparo. Segundo uma pesquisa do Sebrae, três em cada 10 MEIs encerram as atividades em até cinco anos

Para mudar essa realidade, é importante investir em conhecimento. Pensando nisso, listamos os principais termos financeiros que todo empreendedor precisa conhecer e entender. 

Dicionário financeiro do empreendedor

A seguir, veja os termos financeiros que vão ajudar a gerir melhor seu negócio. 

Alíquota

É um percentual ou valor fixo aplicado para calcular diferentes tipos de impostos, taxas e contribuições. 

Balanço patrimonial 

O balanço é uma demonstração contábil que apresenta a condição financeira do negócio. 

Capital de giro

É a reserva de dinheiro que ajuda a manter o negócio em funcionamento, sem prejudicar a saúde da operação. Ele costuma ser bem-vindo, principalmente, em tempos de crise financeira. 

DAS

DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É uma guia de pagamento que reúne todos os impostos que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

EBITDA

É a sigla em inglês para “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que em português significa “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (Lajida). Ele informa se a empresa consegue gerar receita, sem considerar o abatimento de impostos e efeitos financeiros.

Faturamento

A soma dos valores recebidos com as vendas de produtos ou serviços num determinado período de tempo.

Gerenciador financeiro

É uma ferramenta que auxilia no monitoramento das finanças, controlando, por exemplo, o fluxo de caixa, além de ajudar em outras atividades, como emissão de boletos, relatórios e notas fiscais. 

Lucro Presumido

Trata-se de um regime tributário para empresas, em que existe a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Lucro Real

O Lucro Real é um dos regimes de tributação mais usados pelas empresas. Nesse caso, os impostos a serem pagos são calculados baseado no lucro líquido em determinado período.

Margem de lucro

Ele mostra o ganho com as vendas de um produto ou serviço depois de descontar as despesas. 

Nota Fiscal Eletrônica

É um documento eletrônico que padroniza os documentos fiscais no Brasil. Na prática, ele ajuda com a organização dos resultados em determinados períodos e é uma ferramenta para ficar em dia com o recolhimento dos impostos. 

Orçamento

O orçamento é um planejamento para estimar os investimentos necessários e ter controle das operações financeiras do negócio.  

Preço de venda

O preço de venda é o valor definido para cobrar pelos seus produtos e/ou serviços.

Aprenda como fazer o cálculo do preço de venda e ter estratégias melhores. 

Ponto de equilíbrio

Ele mostra o momento em que a empresa consegue igualar as receitas e as despesas. Isso é uma representação de que não há lucro nem prejuízo e, ainda, dá uma visão do faturamento necessário para não entrar no vermelho. 

ROI

É a sigla em inglês para “Return Over Investment”, que traduzindo significa o Retorno Sobre o Investimento. Como o nome sugere, é um indicador que fornece o resultado financeiro de um investimento realizado.

Tributo

Os tributos são impostos, taxas e contribuições, cobrados de forma obrigatória. Por exemplo, eles são cobrados na contribuição do Imposto de Renda ou são indiretos quando incidem no preço final dos serviços e produtos. 

Quer aprender mais sobre os termos financeiros? 

Conhecer mais sobre os termos financeiros é uma forma de melhorar a administração do negócio e ficar longe das estatísticas de mau gerenciamento, como as de falência. 

Para continuar aprendendo sobre o assunto, aproveite os nossos conteúdos sobre gestão de negócios.

Veja as vantagens do Apontador Mais para atrair e fidelizar clientes