O primeiro registro de publicidade na internet aconteceu em 1994. Na época, 44% das pessoas que viram o banner da propaganda clicaram em cima dele. O resultado positivo abriu um leque de possibilidades para serem exploradas com os anúncios de marketing digital. 

Para comprovar isso, basta observar as diferentes formas de divulgação nos sites, blogs, redes sociais e mecanismos de pesquisa, além da variedade dos formatos, como imagens, vídeos e mensagens de áudio. 

Quais são as vantagens dos anúncios de marketing digital? 

Os anúncios na internet, além de alcançarem milhões de pessoas online, têm o potencial de trazer resultados mais rápidos para as empresas, principalmente em canais, como Facebook e Instagram, onde o alcance orgânico é limitado. 

Dessa forma, é possível aproveitar inúmeros benefícios da publicidade online, como:

  • Aumentar a base de leads e impulsionar as vendas;
  • Ganhar visibilidade da marca e ser cada vez mais lembrado pelo público; 
  • Capacidade de mensurar os resultados baseado em dados;
  • Identificar e estudar o perfil dos consumidores;
  • Mais facilidade para testar estratégias. 

Conheça os principais tipos de anúncios de marketing digital

Para ajudar sua empresa a encontrar a melhor maneira de anunciar na internet, reunimos os exemplos mais comuns de divulgação online.

1. Anúncios em redes sociais

Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais, segundo o relatório Digital Brazil 2022. Já os canais mais usados são: WhatsApp (165 mi), YouTube (138 mi), Instagram (122 mi), Facebook (116 mi), TikTok (73,5 mi), Messenger (65,5 mi), LinkedIn (56 mi), Pinterest (30 mi), Twitter (19 mi) e Snapchat (7,6 mi). 

Em praticamente todas essas redes, é possível encontrar um serviço próprio de publicidade, com o potencial de atrair pessoas que realmente tenham interesse na sua empresa para se tornar um comprador e cliente engajado. 

2. Remarketing

O remarketing é uma forma de criar um anúncio de marketing digital para pessoas que já demonstraram algum interesse na sua marca. Por exemplo, lembra quando visitou um site e, de repente, começou a ver promoções dele em outros canais? 

A estratégia é vantajosa considerando que os índices de conversão imediata são baixos na maioria dos casos. Um levantamento do Google Adwords mostrou que em um e-commerce, por exemplo, 3% dos consumidores têm o costume de comprar logo na primeira visita. 

3. E-mail marketing

Criado no final da década de 1970, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia que direciona a comunicação para públicos específicos e ajuda a desenvolver novos relacionamentos e oportunidades de venda. 

Por exemplo, um estudo da Omnisend revelou que os e-mails com mensagens de boas-vindas das lojas virtuais apresentam uma taxa de conversão de 52,9%. 

4. Anúncios nativos 

Os anúncios nativos não têm conexão com nenhuma outra plataforma externa, logo são criados e gerenciados dentro do próprio site da marca. É comum ver esse tipo de marketing em portais de notícia e blog, geralmente para promover um produto ou serviço relacionado com o texto. 

5. Links patrocinados

Os links patrocinados são os anúncios feitos dentro dos mecanismos de busca da internet, um dos mais famosos é o Google com sua plataforma de publicidade, o Google Ads. 

Mas, além dessa opção, é possível ter relevância e visibilidade de uma forma mais econômica e segmentada em várias outras plataformas que fazem sentido para o seu negócio. 

Por exemplo, no Apontador, as empresas conseguem criar anúncios personalizados para aparecer no Apple Maps e CarPLay e ser sugerido pela Alexa, entre outras possibilidades. Uma das principais vantagens é ganhar autoridade em um site que recebe mais de 12 milhões de visitantes por mês. 

Mas, afinal, onde anunciar na internet? 

Os anúncios de marketing digital podem ser feitos em várias plataformas para alcançar milhares de pessoas com diferentes tipos de comportamento de consumo nas mais variadas situações. 

Ou seja, a resposta do melhor lugar para criar anúncios depende das estratégias criadas e resultados que desejam ser alcançados. Da mesma forma que os consumidores online não acessam uma única plataforma, você não necessariamente precisa escolher um canal exclusivo para veicular o seu anúncio. 

Aproveite as oportunidades dos anúncios online e impulsione os seus resultados na internet!