A Black Friday sempre deixa lições importantes para o comércio, uma delas é: não deixe suas promoções para um único dia, se você pode vender o mês inteiro. E assim surge o Black November.
A ideia de poder aumentar as vendas ao longo de 30 dias em vez de uma única sexta-feira é uma oportunidade que não pode ser perdida e, para dar certo, precisa de uma programação antecipada.
Para te ajudar com isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre o Black November e suas estratégias. Vamos nessa?
O que é o Black November?
O Black November é um evento para aumentar as vendas da Black Friday, fazendo promoções durante todos os dias de novembro. O objetivo é aproveitar a expectativa dos consumidores pelas compras antes da última sexta-feira do mês.
Black November, Black Week e Black Friday
A diferença entre Black November, Black Week e Black Friday está no tempo de duração das promoções. A Black November dura o mês inteiro de novembro, já a Black Week acontece por uma semana, enquanto a Black Friday foca apenas no dia do evento.
Vale a pena investir no Black November?
Antecipar as vendas da Black Friday com o Black November é uma forma de atrair e engajar mais consumidores, mas também pode contribuir para o planejamento mais adequado da sua operação, com tempo hábil para corrigir e ajustar detalhes necessários antes do boom das vendas.
Além disso, começar as promoções antes da maioria, pode ser uma estratégia para aumentar sua competitividade e lucratividade. Afinal, você tem mais chances de fisgar o público num período em que a disputa por atenção está menos acirrada.
Ah, e para não restar dúvidas sobre as oportunidades do Black November, separamos alguns dados sobre o comportamento dos consumidores para este ano:
- Quase 50% das pessoas se preparam para a Black Friday. Elas se inscrevem em listas vip e baixam o app da loja com antecedência.
- 51% dos consumidores consideraram comprar antes do evento caso encontre uma promoção boa.
Os dados são do Panorama do Consumo da Black Friday 2023, uma pesquisa realizada pela Globo.
5 Dicas certeiras para vender no Black November
Se você chegou até aqui, suas campanhas do Black November têm tudo para serem um sucesso, só falta anotar as dicas abaixo e começar a colocar em prática o quanto antes.
1. Planeje-se com antecedência
Para se preparar com antecedência, considere suas metas de vendas e avalie o que mais impacta sua operação, em caso de aumento de demanda inesperada. Por exemplo, você pode incluir alguns planos de ação:
- Controle de estoque;
- Negociação com fornecedores;
- Checar a eficiência da sua operação logística.
2. Ofereça descontos atraentes
Para chamar atenção dos consumidores, você pode oferecer promoções atraentes em produtos populares, pacotes de produtos com preços reduzidos e brindes exclusivos para compras de determinado valor.
A chave aqui é criar ofertas que incentivem as compras durante o período. Basicamente, os clientes precisam sentir que estão diante de uma oportunidade única, aquela oferta imperdível.
3. Diversifique suas ofertas
Oferecer promoções exige alguns pontos de atenção com precificação para não ter prejuízos financeiros. Uma forma de evitar isso é criando um calendário com diferentes ofertas ao longo do mês.
Isso significa que você não precisa colocar todos os seus itens em promoção de uma vez só. Uma estratégia é separar as promoções por categorias de produtos que mudam a cada semana.
4. Capriche no atendimento
Durante o Black November, os clientes valorizam não apenas as ofertas, mas também a experiência de compra. Por isso, um atendimento de qualidade faz toda a diferença, já que ajuda a construir relacionamentos duradouros e impulsiona as vendas a longo prazo.
Para encantar seus clientes, responda rapidamente em todos os canais disponíveis e, sempre que possível, deixe mensagens automáticas sobre sua disponibilidade. Tudo para mostrar que está pronto para ajudar.
5. Divulgue seu trabalho
Lembra daquela frase: “quem não é visto, não é lembrado.”? Isso se aplica tanto na divulgação das suas promoções do Black November quanto na sua presença online.
Para aumentar a visibilidade da sua marca, cadastre sua empresa em buscadores locais, como o Apontador. Já para divulgar suas campanhas, você pode intensificar o uso das suas redes sociais, criar anúncios pagos ou, até mesmo, distribuir panfletos nos comércios da sua região. Tudo vai depender do seu orçamento e estratégias.
Deixe tudo preparado para o Black November
Com um planejamento estratégico, você vai conseguir aproveitar ao máximo esse período de vendas intensas. Uma coisa é certa: chegou a hora de transformar o Black November em um momento de crescimento para o seu negócio.