Não é de hoje que os consumidores esperam pela última sexta-feira do mês de novembro para aproveitar alguma campanha de Black Friday. Sabendo disso, empresas dos mais diversos segmentos começam a planejar suas estratégias antecipadamente.
A vantagem é poder gerar vendas por um bom período, além da data oficial. Prova disso, é que já está ficando comum: o Esquenta Black Friday (sete dias antes), a Black Week (durante a semana), o Black November (o mês inteiro) e a Cyber Monday (na segunda-feira, pós-evento).
Mas como a Black Friday se tornou um sucesso?
A partir da década de 1960, o termo Black Friday (sexta-feira negra, em tradução livre) começou a ser usado pelo Departamento de Polícia da Filadélfia para se referir a grande movimentação de pessoas depois do feriado de Ação de Graças da última quinta-feira de novembro.
Com o passar dos anos, o período foi se tornando como conhecemos hoje até se tornar popular pelo resto dos Estados Unidos a partir de 1980. A primeira Black Friday no Brasil foi realizada em 2010. Desde o primeiro ano, os resultados são positivos. Por exemplo, a primeira edição teve um faturamento de R$ 3 milhões. Já no ano seguinte foram R$ 100 milhões, um crescimento de 88%, segundo dados do e-bit.
Depois disso, ano após ano, o volume de vendas e as intenções de compra não param de surpreender. Para este ano, as expectativas são altas. Segundo um relatório da Black Friday 2023, realizado pela Olist, praticamente 50% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 500 no evento. Outro dado que releva o otimismo é que 68,8% das lojas esperam obter um faturamento maior este ano do que em 2022.
8 Estratégias para uma campanha de Black Friday incrível
A Black Friday 2023 que acontece no dia 24 de novembro está batendo na porta e para aumentar as chances de venda é fundamental uma dedicação e alguns cuidados na sua preparação.
A seguir, confira nossas dicas práticas de como vender mais na Black Friday.
1. Defina seus diferenciais com antecedência
O planejamento antecipado fica ainda mais estratégico com a definição dos diferenciais. Nesse período, todos já esperam por preços vantajosos. Pense em benefícios que agreguam algo a mais para os compradores e, ao mesmo tempo, façam sua marca ser lembrada.
Para te ajudar, um possível investimento são as parcerias. Você pode juntar seus esforços de divulgação com outra marca para explorar benefícios que possam ser aproveitados em conjunto. Por exemplo, se vende marmita fitness, procure uma academia para um combo de promoção.
2. Prepare o seu estoque
O cuidado com o estoque é uma forma de garantir que haja itens suficientes para o aumento de demanda, mas também uma oportunidade de movimentar produtos parados.
Pensando nos dois cenários, estude o que pode ser colocado em promoção e programe-se antecipadamente com seus fornecedores.
3. Avalie suas possibilidades de precificar
Ao calcular o preço de venda, você precisa ter vários pontos de atenção para não ter prejuízos financeiros depois. De forma resumida, é sempre importante considerar três aspectos: custos operacionais, despesas com a venda e o lucro desejado.
Depois dessa etapa de planejamento financeiro, você consegue avaliar o que é possível fazer diante da sua concorrência. É viável adotar preços iguais, mais baixos ou superiores? Se forem mais altos, uma saída é compensar a diferença com algum brinde. Mas lembre-se sempre: não perca de vista os seus lucros!
4. Faça promoções atrativas e criativas
Para se destacar da concorrência, além de oferecer preços competitivos, procure chamar a atenção do público com promoções criativas. Na prática, é importante que elas despertem a curiosidade e o desejo de compra.
Isso pode ser feito com a oferta de benefícios atraentes e/os exclusivos, como programa de fidelidade, descontos progressivos e oferta de métodos de pagamento mais facilitados.
5. Crie uma identidade visual
Em datas comemorativas, é comum que as lojas físicas e online criem uma experiência visual para os compradores. É uma forma de entrar no clima do evento e mais uma tática para chamar a atenção do público.
Na sua campanha de Black Friday, você também pode aproveitar para abusar do preto e, se possível, criar uma identidade visual que converse com os elementos da sua marca.
6. Invista na divulgação da sua campanha de Black Friday
Para ampliar o alcance da sua marca, diversifique os canais de comunicação. Se fizer sentido, experimente começar a vender em um novo ponto de venda, por exemplo um marketplace.
Você também pode tentar aumentar as publicações das suas redes sociais, caso ainda não seja tão frequente. Outra forma de garantir mais visibilidade é marcando presença em buscadores locais, como o Apontador.
7. Avalie os anúncios pagos
Se quiser potencializar ainda mais o seu alcance, os anúncios pagos são uma estratégia para as campanhas online ou físicas. No ambiente digital, a vantagem maior é a segmentação exata do público que deseja alcançar.
Lembrando que é importante avaliar se a mídia paga será mesmo uma saída interessante para o seu negócio, considerando que, provavelmente, os custos para veiculação serão maiores nessa época do ano.
8. Valorize os clientes recorrentes
Lembrar dos clientes que já estão acostumados a comprar com você é uma forma de fortalecer o relacionamento e gerar mais vendas com eles e, até mesmo, com as possíveis indicações que fizeram sobre sua marca.
Uma ideia é criar ofertas exclusivas ou acesso antecipado às promoções para os clientes fiéis. Outra boa prática é o envio mensagens personalizadas de agradecimento, mostrando que eles são valorizados e essenciais para o seu negócio.
Aproveite as dicas e crie uma campanha de Black Friday lucrativa
Estruturar uma campanha de Black Friday é uma oportunidade para ampliar o alcance da marca e alcançar mais clientes decididos em comprar.
O melhor é que você tem um período longo para gerar vendas e criar estratégias que podem ser usadas em novas datas comemorativas, como o Natal que está próximo ou outros eventos que virão no próximo ano.