A cada ano que passa, os comerciantes percebem que não precisam mais limitar suas estratégias na Black Friday. Além dessa data, existem várias outras oportunidades de vender no período, uma delas é a Cyber Monday, que acontece, em 2023, no dia 27 de novembro .
Já ouviu falar? Nos últimos anos, o evento tem aquecido o comércio eletrônico. Em 2022, a Cyber Monday atingiu um faturamento total de vendas de R$ 737 milhões, já o ticket médio foi de R$ 493,95. Entre os produtos com maior faturamento: eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia, moda e móveis.
Neste ano, a expectativa de lucrar com aumento das vendas continua. Para te ajudar a aproveitar o período da melhor forma possível, veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a Cyber Monday.
O que é Cyber Monday?
A Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética, em português) é um dia de promoção realizado pelas lojas online na segunda-feira depois da Black Friday. Criado em 2005 nos Estados Unidos, o evento surgiu para potencializar ainda mais as vendas da Black Friday. No começo, a data era voltada aos descontos em eletrônicos e games.
Com o passar dos anos, ela passou a ser utilizada pelos mais variados segmentos. Além disso, alguns comércios já aproveitam para oferecer os descontos a semana inteira, o que passou a ser chamado de Cyber Week.
Como aconteceu com a Black Friday, a Cyber Monday foi importada devido ao seu sucesso. Por aqui, a primeira edição aconteceu em 2012. Desde então, é possível observar um interesse pelas vendas, segundo os registros da Cyber Monday Global.
Saiba como vender na Cyber Monday 2023
Como a Cyber Monday pega um período propício de vendas, graças à Black Friday e, até mesmo, às compras de fim de ano, não tem como deixar essa data passar em branco, não é mesmo?
A seguir, veja as melhores práticas para conquistar vendas e clientes.
1. Planeje-se com antecedência
O planejamento antecipado oferece vários benefícios para operação e desempenho das vendas. Por isso, procure avaliar todas as necessidades relacionadas, como logística, atendimento, precificação e negociação com fornecedores.
2. Aproveite os dados da Black Friday
Toda estratégia de venda pode ser adaptada, principalmente quando se trata de datas sazonais. Por isso, aproveite tudo o que puder da Black Friday. Para começar, um possível ponto de partida é avaliar o que deu certo e errado nas ações realizadas.
3. Defina suas promoções e diferenciais
As promoções já são esperadas para o período. Por isso, além dos descontos, procure entender os diferenciais que podem ser explorados. Uma forma prática de fazer isso é chamando atenção do público com ações criativas e persuasivas.
4. Diversifique os canais de vendas
Vender online é um mundo de possibilidades e oportunidades. Por isso, além do seu canal de costume, se possível, aproveite para explorar outras plataformas, como um marketplace.
5. Capriche na divulgação da Cyber Monday
A publicidade faz toda a diferença para qualquer negócio e época do ano, principalmente em uma data como a Cyber Monday. Sabendo disso, procure intensificar a divulgação do seu negócio, aumentando a frequência dos seus posts nas redes sociais, por exemplo. Ou ainda marcando presença em buscadores locais, como o Apontador.
6. Melhore a logística de entrega
Garanta que você tenha uma rede de distribuição confiável e parceiros de transporte de qualidade. Também é recomendável oferecer opções de entrega flexíveis, como entrega expressa, rastreamento de pedidos em tempo real e comunicação clara sobre os prazos de entrega esperados. Isso ajudará a evitar atrasos e insatisfação do cliente.
7. Fique de olho no estoque
Você precisa ter um estoque suficiente para atender à demanda gerada pelas promoções. Trabalhe em estreita colaboração com seus fornecedores para garantir que eles estejam preparados para atender às suas necessidades de estoque e entregas rápidas. Mantenha um controle rigoroso do estoque em tempo real para evitar a falta de produtos populares e esteja pronto para fazer reposições conforme necessário.
Invista na Cyber Monday e aumente suas vendas
A Cyber Monday é sua oportunidade de encontrar compradores mais decididos e preparados. Por isso, aproveite a data para conquistar esses potenciais clientes para o seu negócio. Lembrando que você pode apenas emendar as estratégias da Black Friday e, ainda, tem a chance de aprimorar o que já está sendo feito para outras datas futuras.