Nos últimos anos, uma pesquisa comum na internet é sobre como montar um delivery. A possibilidade de aumentar as vendas, fidelizar clientes e otimizar o atendimento, por exemplo, tem levado, cada vez mais, os empreendedores a pensar em oferecer o serviço. 

Atualmente, o delivery movimenta R$ 11 bilhões por ano, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). No Brasil, esse mercado ficou mais conhecido no setor de alimentação, porém ele pode ser usado para qualquer tipo de entrega, seja para produtos adquiridos online ou offline.  

A seguir, veja como montar um delivery do zero. 

Saiba como montar um delivery em 5 passos 

Entender exatamente como montar um delivery vai ajudar em toda a organização do seu negócio, considerando desde as questões estruturais até as exigências legais. 

Abaixo, confira todas as etapas necessárias para ter uma estratégia assertiva e trazer bons resultados. 

1. Faça um planejamento

O planejamento é essencial porque é ele que vai nortear praticamente todos os próximos passos, além de ser uma definição para as metas e objetivos. Dessa forma, você tem mais mecanismos para criar as estratégias eficientes, sem desperdiçar tempo e dinheiro. 

Nesse início, considere como pontos de atenção todos os aspectos relacionados à produção dos itens, estrutura de armazenamento, equipamentos e fornecedores necessários. Paralelamente, pesquise o mercado de entrega da sua região, avaliando os concorrentes e a procura do público. 

2. Escolha a plataforma para receber os pedidos

Depois que você avalia sua estrutura, localização e entende o que precisa, o próximo passo é definir como irá receber os pedidos dos clientes. Para quem está começando, o mais recomendado são os aplicativos de delivery, como iFood e Rappi. A vantagem é que funcionam como uma vitrine virtual. 

Além deles, outra alternativa é vender online por meio de um marketplace, uma loja virtual, redes sociais, WhatsApp ou, ainda, ter seu próprio aplicativo de delivery. 

3. Regularize seu delivery 

Todo o negócio precisa ser legalizado. Nessa etapa, considere a ajuda de um contator para economizar tempo e não esquecer de nada que seja importante. 

Além da abertura da empresa, entenda as exigências da vigilância sanitária do seu município. Dessa forma, recebe a licença de funcionamento, e também informações sobre os cuidados e regulamentações necessários. Por exemplo, produtos de origem animal precisam de um selo do Ministério da Agricultura. 

4. Defina como fará as entregas

Você mesmo pode realizar as entregas, montar uma equipe de entregadores ou contar com as soluções logísticas de aplicativo. Cada tipo de entrega tem suas particularidades e desafios.

Por isso, para entender qual é a melhor opção, avalie o volume de pedidos recebidos por hora e o que será melhor para cumprir com os horários e o atendimento de qualidade. 

5. Capriche na divulgação 

Depois de montar o delivery, não se esqueça de investir em ações de marketing. Mesmo que tenha optado pelo aplicativo de delivery, é importante criar uma presença digital

Para isso, conte com as redes sociais e buscadores locais, como o Apontador. Você também pode utilizar os meios de comunicação tradicionais: distribuição de folhetos no bairro, mídia em elevadores, entre outros formatos. 

Invista no serviço de delivery e aumente suas vendas

Agora que você já entendeu como montar um delivery de sucesso, não se esqueça de construir uma confiança com seus clientes. Você tem a oportunidade de fazer isso todos os dias através de uma divulgação chamativa com as fotos dos produtos, boa apresentação das embalagens, entre outros cuidados e diferenciais. 

Com uma experiência de compra diferenciada, os clientes entendem o seu profissionalismo e, assim, é possível fidelizá-los e receber mais recomendações pelos serviços prestados. 

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