Procurar ideias para vender no Natal é uma oportunidade, seja para quem busca aumentar a relevância do negócio ou deseja fazer uma renda extra no fim do ano. 

Nesta época, os consumidores estão mais decididos a gastar, sem contar que o histórico de compras sempre é positivo. Um exemplo é o levantamento do último ano feito pela Cielo entre os dias 19 e 25 de dezembro. Segundo ele, as vendas do varejo no Natal de 2022 tiveram alta de 10,5% em relação à mesma data do ano passado.

Com tanta intenção de compra, não resta dúvida que vale a pena investir nas vendas de Natal, não é mesmo? Continue a leitura e veja uma lista de ideias de itens para comercializar e estratégias para atrair os clientes. 

O que vender no Natal?

Ah, antes das ideias criativas para vender no Natal, confira os segmentos que mais se destacaram em 2022, segundo a pesquisa da Cielo – a mesma citada anteriormente. 

  • Turismo e Transporte: alta de 26,1%;
  • Cosméticos e Higiene Pessoal: + 23,0%;
  • Livrarias, Papelarias e afins: +22,0%;
  • Óticas e Joalherias: + 17,0%;
  • Drogarias e Farmácias: + 15,3%.

7 Ideias para vender no Natal

Independentemente do seu segmento, o clima natalino dispara as vendas de qualquer negócio. A seguir, vamos provar como é possível ter diversas inspirações com uma lista de ideias para vender no Natal. 

1. Enfeites 

As ruas, as casas, os prédios, os comércios… Parece que, de repente, tudo fica enfeitado com alguma decoração natalina. Pronto, tem como pensar em Natal sem enfeites?

Sendo assim algumas das ideias de enfeites natalinos para venda são: guirlandas, pinheiros, velas, presépios, sinos, bonecos de neve, pisca-pisca, bonecos em feltro e bolinhas.

2. Artesanato

Itens feitos à mão chamam atenção das pessoas por ser algo que muitas vezes é único e personalizado, além de ter o apelo do consumo consciente, incentivo para o comércio local e o próprio trabalho do artesão. 

Quem vende pode esbanjar criatividade e aproveitar o baixo investimento. São inúmeras ideias e inspirações, como sabonetes, pano de prato e toalhas de mesa, tricô e crochê, velas e bijuterias.  

3. Ceia 

Uma coisa que não falta no Natal é comida, afinal o clima festivo é perfeito para reunir a família ou os amigos num almoço ou jantar. Apesar disso, nem todos querem investir tempo nas preparações.

Pensando nisso, é aí que entra a ideia de vender uma ceia completa ou parte dela. É possível oferecer um cardápio de Natal ou alguns alimentos específicos, entre eles: carne assada, farofas, salada de maionese e salpicão. 

4. Doces natalinos

Os doces de Natal complementam os alimentos da ceia, sendo servidos como sobremesas. Ou ainda podem ser oferecidos como opções de presentes, já que muitos deles são temáticos e acabam sendo atrativos por conta da apresentação criativa.

Biscoito de Natal

Alguns dos mais vendidos nessa época são: panetone, chocotone, rabanada, bolo decorado, biscoito, pudim, cupcake, pão de mel, trufa, bombom, pavê, torta de nozes e macarons. 

5. Cestas de Natal

As cestas natalinas são flexíveis tanto para quem vende quanto para quem compra. Isso porque elas podem ser oferecidas para incrementar a ceia de Natal, e também são opções de presente.

Então, você pode montar de acordo com sua criatividade ou fazer uma pesquisa com seu público-alvo para entender o que está sendo mais procurado. É possível oferecer desde cestas de café da manhã até cestas que incluem queijos e vinhos, chocolates e panetones, além de alternativas personalizadas, como cestas para vegetarianos. 

6. Produtos e serviços personalizados 

Os produtos personalizados estão se tornando cada vez mais populares para oferecer uma experiência única e significativa. É uma forma que as pessoas demonstram que se preparam para presentear. 

Para ganhar dinheiro explorando essa conexão emocional, aposte em itens úteis para o dia a dia, como canecas, camisetas, canetas, calendários e capinhas de celular. Além disso, também é possível oferecer serviços exclusivos, entre eles toalhas bordadas e jóias gravadas. 

7. Embalagens

As embalagens podem ser oferecidas para as mais diversas finalidades, tanto para as empresas quanto para os clientes finais. É só pensar que muita gente não vai querer sujar louças, vai precisar de sacos de lixo grandes para fazer os descartes, quer um embrulhos bonitos para colocar os itens comprados e assim por diante.

Por isso, disponibilize o que fizer mais sentido para o seu negócio. Entre os itens procurados estão: caixas de papel, potes de plásticos, sacolas, papel alumínio e papelão. 

Bônus: como aumentar as vendas de Natal em 3 passos

Depois que você decide o que quer comercializar, o próximo passo é partir para as estratégias de venda. Nessa hora, o que não faltam são boas práticas para atrair e encantar a clientela. 

A seguir, separamos 3 dicas essenciais para um bom começo! 

1. Crie oportunidades únicas

Não basta os clientes desejarem comprar, eles precisam ser despertados por algum senso de urgência. Você consegue estimular isso com diversos tipos de promoção e frases motivacionais. Alguns exemplos são as ofertas por tempo limitado e descontos por forma de pagamento. 

2. Capriche no atendimento

A satisfação do cliente está nos mínimos detalhes, desde a forma como é atendido até o modo como leva os produtos para casa ou experimenta os serviços. Por isso, leve em consideração tudo que pode impactar o trabalho, como entregas sem atraso e simpatia no atendimento. 

3. Divulgue suas ideias

Depois de todos os esforços é essencial anunciar o que está vendendo. Isso pode ser feito na internet e fora dela. No mundo online, anuncie de graça no Apontador+. Já nas oportunidades presenciais, crie conexões onde for acessível para você, por exemplo participe de feiras de artesanato, converse com vizinhos e distribua panfletos nos comércios locais. 

Gostou das ideias para vender no Natal?

A chave para o sucesso no Natal, assim como em qualquer época do ano, é entender as necessidades e desejos dos consumidores, oferecer produtos e serviços que os encantem e proporcionar uma experiência de compra incrível. 

Portanto, aproveite as ideias para vender no Natal como ponto de partida, faça as adaptações necessárias para seu público e estilo de negócio e, acima de tudo, não deixe de injetar criatividade e paixão em tudo o que você faz. Boas vendas! 🎁

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