Não precisa nem falar que as vendas online se tornaram uma oportunidade para expandir a clientela, não é mesmo? Por isso, aprender como vender no Mercado Livre se tornou uma pesquisa comum na internet. 

Afinal, alcançar mais de 30 milhões de compradores ativos e expor os produtos no maior marketplace da América Latina é o diferencial que, no mínimo, não deve ser ignorado. 

Para entender como alcançar esse público e se juntar aos mais de 10 milhões de vendedores da plataforma, a seguir vamos mostrar como vender no Mercado Livre, trazendo um passo a passo completo e dicas essenciais. 

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um marketplace, ou seja, uma plataforma online de compra e venda. Na prática, ele funciona como shopping virtual, onde vários negócios conseguem anunciar produtos, veículos, imóveis e serviços.

Fundado em 1999 na Argentina, o Mercado Livre não se resume ao marketplace, apesar de ser a principal atuação e, consequentemente, mais conhecida. Além dele, a empresa tem seis soluções complementares para o comércio eletrônico.

Ecossistema do Mercado Livre é dividido em soluções para o comércio eletrônico e serviços financeiros. Reprodução/Mercado Livre

Como vender no Mercado Livre: passo a passo

Sem nenhum investimento inicial, você consegue começar a vender no Mercado Livre. Você só paga a tarifa de venda realizada. 

Abaixo, veja o passo a passo simplificado.

1. Criar uma conta no Mercado Livre na página de registro
2. Acesse, no menu superior, a opção “Vender”; 
3. Escolha o que deseja vender (produtos, veículos, imóveis ou serviços);
4. Descreva as informações do seu produto e preço;
5. Selecione o tipo de anúncio (gratuito, clássico ou premium);
6. Preencha as informações de entrega

Pronto, basta complementar as informações adicionais e seu produto já está à venda!

5 Estratégias essenciais para vender mais no Mercado Livre

Para aproveitar todos os benefícios do Mercado Livre, como infraestrutura de pagamento e gestão, baixo custo de investimento e os milhões de compradores ativos, é fundamental seguir as práticas recomendadas. 

1. Atente-se para as fotos

As fotos dos produtos precisam ser chamativas e ter qualidade. Entre as dicas do próprio Mercado Livre:

  • Use fotos com fundo branco e liso;
  • Não adicione bordas, logos, textos ou qualquer outro elemento de distração;
  • Não inclua as condições de venda;
  • Mostre um produto de cada vez nas imagens.

2. Capriche nas descrições dos produtos

Além das fotos claras e objetivas, é essencial que as descrições dos produtos sejam o máximo possível completas para responder todas as dúvidas dos interessados, mesmo distantes. 

Nesta etapa, deixe claro o estado do produto, principalmente se for itens usados. Além disso, complemente com as informações sobre tamanho, cor, detalhes técnicos, funcionamento, entre outras, que julgar pertinente.  

3. Construa a reputação da sua marca

Apesar das inúmeras possibilidades e oportunidades, vale lembrar que a concorrência na internet é alta. Por isso, é imprescindível causar uma boa impressão e usar os recursos que tiver à sua disposição para melhorar sua visibilidade. 

Para conseguir fazer isso, você precisa usar as estratégias de atração e fidelização de clientes. Basicamente, depende do seu esforço pessoal de construir um relacionamento, sendo prestativo. 

Além disso, pode contar com soluções prontas. Por exemplo, no Apontador Mais, você aproveita muitos benefícios para destacar seu negócio nas buscas da internet. 

👉 Saiba mais: 5 Vantagens do Apontador Mais para seu negócio

4. Incentive as avaliações

As avaliações dos clientes aumentam a credibilidade, autoridade e confiança da marca. Sabendo disso, incentive seus clientes a deixarem uma na sua página. 

Existem diversas formas de conseguir as recomendações. Por exemplo, você pode enviar um bilhete de agradecimento junto com o produto, pedindo uma avaliação. 

Dica: o Apontador Mais também tem um espaço para receber avaliações dos clientes. 

5. Aproveite as soluções complementares

Como falamos antes, o Mercado Livre oferece várias soluções complementares para os anunciantes. Considerando isso, você não precisa ficar restrito ao marketplace. 

Por exemplo, com o Mercado Ads, é possível patrocinar suas ofertas dentro da plataforma. Já o Mercado Envios agiliza o transporte das mercadorias compradas. 

Aprendeu como vender no Mercado Livre? 

Ter um suporte técnico, mais facilidades e uma audiência garantida é o desejo de qualquer empreendedor. O bom é que você encontra tudo isso e muito mais no Mercado Livre, podendo ser uma porta de entrada para as vendas online ou, até mesmo, mais um canal de alcance para sua marca.  

Aproveite nossas dicas e bom início para suas vendas no Mercado Livre! 

Use o Apontador e aumente a autoridade da sua marca.