Você sabe quando fazer uma queima de estoque? Depois ou antes de datas sazonais, como Black Friday, Natal e Dia das Mães, é normal que os empreendedores avaliem suas mercadorias e percebam itens encalhados. 

Além das datas comemorativas, diversas situações influenciam no acúmulo de produtos ao longo de um mês ou um período maior. Para reverter isso, a queima de estoque surge como uma solução, evitando, inclusive, prejuízos financeiros. 

A seguir, veja como planejar e promover uma queima de estoque eficiente no seu negócio. 

Como fazer uma queima de estoque?

Estimular a venda do estoque parado é uma forma de aumentar suas vendas, evitar a perda e danos dos produtos, entre outros benefícios. Veja agora o que você precisa saber antes de começar suas ações. 

1. Avalie o que deve sair

Para começar seu planejamento, selecione os itens que podem participar das ofertas. Nessa hora, procure ter alguns critérios, como: mercadorias próximas da validade, itens que estão se tornando ultrapassados (perdendo o interesse do público ou saindo de moda).

E lembre-se sempre: os produtos novos não devem ser incluídos na queima de estoque para não diminuir a chance de vender os mais antigos e, assim, abrir espaço de armazenamento. 

2. Defina um prazo e tenha metas

Definir as metas que deseja alcançar ajuda no planejamento e mensuração dos resultados. Por exemplo, ao saber quantos itens deseja vender ou o faturamento desejado, você pode planejar ações em cima disso e fica mais fácil analisar depois. 

Já a definição dos prazos da promoção é uma estratégia para estimular as compras. Quando você fala em descontos válidos por uma semana, mês ou até os estoques acabarem, acaba ativando a ansiedade dos compradores. 

3. Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas são sempre uma oportunidade certeira, já que os consumidores esperam por esses períodos e, ainda, estão mais decididos para comprar. 

Você também pode aproveitar outros eventos menos lembrados, as chamadas datas de nicho, como Dia do Orgulho Nerd e Dia dos Solteiros. Ou ainda comemorações especiais e únicas: o aniversário do seu empreendimento. 

4. Inspire-se para chamar atenção 

Além dos descontos atraentes, uma queima de estoque precisa ter estratégias de venda criativas e oferecer vantagens diferenciadas. Para isso, algumas sugestões de ações que geram resultados são: 

  • Montar kit de produtos: a oferta de itens complementares incentiva as compras;
  • Oferecer brindes: pequenos mimos, acima de um valor determinado, ajudam a aumentar o valor gasto pelos compradores;
  • Fazer descontos progressivos: a ideia é que a cada nova compra, o cliente ganhe um desconto maior;

💡 Veja mais: Saiba como fazer uma promoção de vendas chamativa

5. Valoriza os clientes mais antigos

Para melhorar seus resultados, você pode avisar com antecedência sobre sua queima de estoque os clientes mais antigos. Isso aumenta suas chances de vender, mas também é uma estratégia para fortalecer o relacionamento. 

6. Invista na divulgação 

Publicidade sempre será a alma do negócio. Por isso, planejado todas as estratégias anteriores, dedique-se para colocar os anúncios no ar. Use o que fizer sentido para seu público-alvo e dentro do seu orçamento.

Você pode contar com as redes sociais e ajuda de buscadores locais, como o Apontador. Em muitos casos, os meios de comunicação tradicionais, entre eles panfletagem no bairro, mídia em elevadores, também geram oportunidades. 

Última dica é: use todo o poder de convencimento que puder com frases de impacto. Algumas que tem tudo a ver com queima de estoque são: “Última chance!”, “Acaba amanhã!” e “50% de desconto!”. Entre outras técnicas de incentivo

Planeje sua queima de estoque e fidelize seus clientes 

Tudo pronto para sua queima de estoque? Aproveite as boas práticas para se planejar com antecedência e usar os momentos que forem mais apropriados para a realidade do seu negócio.

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