Uma coisa que dá para afirmar que veio para ficar são as vendas online. E os motivos para ter certeza disso são muitos, começando pelo fato do Brasil liderar o ranking mundial de crescimento das compras pela internet no último ano, segundo o estudo do Cupom Válido. 

Como se não bastasse isso, a expectativa é que o nosso crescimento seja quase duas vezes maior que a média – acima de países como Japão, Estados Unidos e França. É uma projeção válida desde 2022 e vai até 2025. 

Se pensar em números absolutos, atualmente, temos 49,8 milhões de compradores online no Brasil, segundo relatório Webshoppers 46 da Ebit/Nielsen. 

Esses dados são apenas uma amostra do universo de oportunidades que está sendo criado para quem vende ou deseja começar a vender pela internet. 

Para conhecer todas as vantagens e aproveitar tudo que o mercado oferece, veja, a seguir, o manual completo das vendas online

Aqui você encontra:

O que são vendas online?

Vendas online são as operações comerciais realizadas pela internet, visando a comercialização tanto de produtos quanto de serviços sem nenhum contato físico. 

Em poucos cliques, o cliente acessa uma loja, escolhe os produtos e paga online, com a opção de receber a mercadoria em casa ou retirar na loja, em alguns casos. 

Para os serviços, o mais comum é que os clientes solicitem um orçamento e negociem todas as condições relacionadas à oferta com o prestador. 

Quais são as vantagens das vendas online?

Nos últimos anos, o investimento de tempo e dinheiro nas vendas online só aumentaram. Afinal, são inúmeras facilidades para quem compra e para quem vende.

A verdade é que mesmo antes e, obviamente, depois da pandemia, os números do comércio eletrônico são expressivos ao redor do mundo. Por exemplo, segundo a Unctad, muitos países desenvolvidos já tinham níveis altos de compras online antes da crise, acima de 50% dos usuários de internet.  

A seguir, veja por que vale a pena ser um empreendedor digital. 

1. Baixo investimento 

Os custos mais baixos são devido à operação e equipe que não exigem tantos esforços, principalmente, para quem está começando. É só parar e pensar que não precisa de um espaço físico, isto já dispensa o valor de um aluguel e muitos equipamentos.

Além disso, é possível começar as atividades com uma única pessoa para separar e enviar os pedidos, entre outros afazeres. Aos poucos, vai avaliando a contratação de mão de obra. 

2. Aumenta o alcance 

Vender online também significa expandir o alcance da sua marca para além do seu bairro, isso é, sem nenhuma restrição geográfica, seu negócio pode ser acessado por qualquer lugar do Brasil e, até mesmo, do mundo. 

3. Disponibilidade total 

Outro diferencial é quanto ao período de funcionamento que não precisa ficar restrito ao horário comercial e dias úteis. Na internet, os clientes compram 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

4. Mais flexibilidade e autonomia

Com mais facilidade e praticidade para começar e prosperar o negócio online, o empreendedor digital também pode ter mais autonomia para planejar um negócio de acordo com seus interesses.

Além disso, como é possível automatizar muitas tarefas, vender online também pode flexibilizar seus horários, sem depender tanto de uma rotina de trabalho fixa como vendedores físicos. 

Como vender online?

Para abrir seu negócio online, fizemos um passo a passo simplificado que vai te ajudar a ter um começo mais planejado e estratégico. 

1. Decida o que vai vender

O primeiro passo para começar é definir se vai vender produtos ou serviços. Lembrando que é importante ter alguma afinidade com o que escolheu, seja uma experiência profissional anterior com a oferta, uma preferência pessoal ou a vontade de aprender mais. 

Além disso, não deixe de estudar o mercado para analisar o potencial da sua ideia. A dica é apostar em algo mais segmentado ou personalizado para um público. Em outras palavras, coisas com diferenciais agregados. Assim, evita ou diminui a concorrência com as lojas maiores. 

2. Elabore um plano de negócios 

Depois da ideia de venda, é preciso ter um plano de negócios para orientar seus próximos passos, considerando todos os tipos de recursos necessários (financeiros, humanos e parcerias, por exemplo), estratégias de divulgação, metas, entre outros.

3. Defina os canais de venda

Os canais de venda é por onde consegue ofertar seus produtos ou serviços. Hoje, as opções mais populares do mercado são: 

4. Pesquise seus fornecedores

A pesquisa de fornecedores vai te ajudar a encontrar o melhor custo-benefício e trabalhar com empresas que sejam sérias. Dessa forma, não precisa se preocupar com a procedência dos produtos, cumprimento de prazos e capacidade para reposição, por exemplo. 

5. Descubra como enviar seus produtos

Também conhecido como logística da operação comercial, a definição da forma das entregas precisa de um planejamento para oferta de fretes em conta e prazos de entrega atrativos. Neste caso, você pode considerar parcerias com os Correios ou transportadoras. 

6. Personalize sua marca e trace estratégias

Na internet, é imprescindível chamar a atenção para driblar a concorrência e se tornar uma marca desejada. Para isso, procure desenvolver uma proposta visual atrativa. Se der, conte com a ajuda de um designer. 

Você também pode pensar em benefícios que consegue oferecer aos clientes para incentivar a primeira compra e fidelizá-lo. Abaixo, falaremos de algumas técnicas de venda. 

   💡Leia também: Como montar um delivery do zero 

Como atrair e fidelizar clientes online?

A atração e fidelização de clientes tem tudo a ver com as estratégias de venda. Elas são necessárias para promover boas experiências de compra, conquistando mais clientes satisfeitos e promotores da marca. 

Veja algumas das melhores práticas de venda para seu negócio online.  

1. Capriche no atendimento

Antes e depois da compra, esteja pronto para atender o cliente o mais rápido possível. Para não deixá-lo esperando por um longo tempo, deixe seus horários e canais de atendimento atualizados e de fácil visualização. 

2. Ofereça benefícios concretos

Segundo a Ebit|Nielsen, o frete grátis é o fator decisivo em 43% das compras online. Mas além dele, você pode explorar outros tipos de benefícios, como cupons de desconto, sorteios, brindes, entre outras promoções atrativas.

3. Saiba como convencer os clientes

Neste caso, uma técnica são os gatilhos mentais. Eles são usados para estimular as compras, convencer e, dependendo, até quebra objeções dos clientes. Alguns exemplos dessa prática comum:

  • Escassez: ativa o senso de imediatismo do consumidor. Você já deve ter visto: “Oferta válida enquanto durarem os estoques”;
  • Prova social: um atestado de que seus produtos ou serviços são usados e aprovados, as famosas avaliações dos clientes; 
  • Urgência: parecido com escassez, mas a diferença é o tempo limite: “Promoção válida até amanhã!” ou “Últimas horas para garantir o seu lugar!”. 

4. Incentive as avaliações dos clientes

As avaliações dos clientes podem ser feitas dentro do próprio site da marca ou em plataformas de resenhas e opiniões. No Apontador, temos um espaço só para isso. 

5. Mantenha um relacionamento

Se quiser manter um relacionamento saudável e duradouro com o cliente, você precisa criar situações oportunas para entrar em contato. Algumas delas são: 

  • Pós-venda: veja se tudo correu bem, aproveita e peça uma avaliação;
  • Datas comemorativas: envie algum desconto especial no dia do aniversário do cliente e datas sazonais, como Dia das Mães e Natal;
  • Promoções: anuncie novidades do seu negócio, faça lançamentos de produtos e ofereça benefícios.  

Vamos aproveitar as facilidades das vendas online?

Os consumidores e empreendedores conectados conseguem suprir várias necessidades do dia a dia de forma mais simples e prática, aproveitando as facilidades e oportunidades que o mundo digital oferece.

Por isso, aprender e explorar as vendas online é a sua chance de adaptar-se às novas dinâmicas do comércio digital e, ainda, manter-se com vantagens competitivas.

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